Notícias

Participantes do Projeto Geração Atitude realizam atividades no TJPR


Participantes do Projeto Geração Atitude realizam atividades no TJPR
Alunos de colégios estaduais tiveram a oportunidade de conhecer a sede do Poder Judiciário em uma iniciativa voltada para a promoção da cidadania
Qua, 21 nov 2018 16:45:18 +0000

O Tribunal de Justiça do Paraná (TJPR) recebeu na manhã desta quarta-feira (21/11) a visita de 30 estudantes do ensino médio de colégios estaduais e de 32 professores de diversas cidades paranaenses, durante as atividades da “Caravana da Cidadania”. O evento faz parte do Projeto Geração Atitude, promovido pelo Ministério Público do Paraná (MPPR) com a colaboração de órgãos estaduais.

Os alunos foram recebidos no Palácio da Justiça pelo Desembargador aposentado Accácio Cambi e por servidores da 2ª Vice-Presidência. Também estavam presentes as Professoras Juliana Alcova Silva e Eliana Zilio Santana, representando a Secretaria de Estado da Educação (SEED). Durante a visita os estudantes conheceram o Museu da Justiça, o Gabinete do Presidente e o Tribunal Pleno.

Geração Atitude

O Projeto Geração Atitude é realizado anualmente e promove palestras em escolas públicas, concursos culturais, debates e outras ações, com a participação de juízes e promotores. A Caravana da Cidadania é um concurso que destaca as melhores ideias para mudar o Paraná. Os estudantes são incentivados a elaborar projetos de lei com a orientação de seus professores, tendo por base os materiais educativos elaborados pelo Ministério Público do Paraná, como o “Guia do Cidadão”. A iniciativa tem o objetivo de promover a participação social dos jovens, oferecendo uma oportunidade para que se tornem agentes de transformação do contexto no qual estão inseridos.

Na edição deste ano foram inscritos quase 500 projetos, o que representa o dobro do número de participantes da edição de 2017. Foram selecionados 32 para apresentação na Assembleia Legislativa durante a Caravana da Cidadania. O trabalho vencedor poderá ser convertido em lei estadual.

Na terça-feira (20/11) os alunos participaram de atividades na Assembleia e até quinta-feira (22/11) irão visitar ainda o Palácio Iguaçu, a sede do Ministério Público estadual e alguns pontos turísticos da capital.

Conhecendo o Poder Judiciário

No Tribunal de Justiça os alunos conheceram o espaço onde ocorrem as sessões do Tribunal Pleno, no 12º andar do prédio anexo ao Palácio da Justiça. Ali o Desembargador aposentado Accácio Cambi explicou como é a composição do TJPR, a carreira do juiz e a sua função na sociedade. O magistrado contou aos estudantes sobre a sua trajetória até se tornar Vice-Presidente do Tribunal de Justiça. “Comecei como engraxate e também trabalhei em banco. A minha vocação de juiz surgiu quando eu trabalhava em um cartório na cidade de Andirá. Quero dizer que qualquer um de vocês poderá se tornar um magistrado, depende do esforço próprio. O importante é estudar sempre”, afirmou.

O Desembargador aproveitou a ocasião no Auditório Pleno para esclarecer sobre a composição e o funcionamento dos diferentes órgãos da Corte, como o próprio Tribunal Pleno, o Órgão Especial, as Seções Cível e Criminal, que realizam as sessões nesse local. Ao final da palestra, ele respondeu dúvidas dos estudantes sobre questões relacionadas a processos judiciais e como os cidadãos podem acessar o Poder Judiciário estadual para a garantia de seus direitos. Em urnas eletrônicas, fornecidas pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE-PR), os participantes do projeto Geração Atitude realizaram ainda uma votação simulada.