Notícias

Histórica Lapa ganha novo Fórum

Palco de algumas batalhas internas mais importantes da história brasileira e uma das mais antigas comarcas do Paraná, criada em 1870, a Lapa recebeu novo espaço, moderno e funcional, que garante o aprimoramento da prestação jurisdicional à população da região.

Em singela solenidade, revestida de muita emoção, o Poder Judiciário do Paraná, representado pelo seu presidente, desembargador Miguel Kfouri Neto, inaugurou na manhã de hoje (10/10), o novo Fórum da comarca da Lapa.

O juiz de Direito e diretor do Fórum, Paulo Guilherme da Rosa Mazini, explicou que o antigo prédio do Fórum, do ano de 1926, tornou-se incompatível com uma prestação jurisdicional adequada. Acrescentou também que a partir deste momento, a jurisdição será prestada na comarca da Lapa, em um prédio moderno, amplo, funcional, concebido para dar concretude aos princípios constitucionais de acesso à Jurisdição e da razoável duração do trâmite processual. "As mudanças na nossa comarca são de fato, muito expressivas, e ao que tudo indica, o nosso futuro será cada vez mais promissor", destacou o juiz.  

Representando a Ordem dos Advogados – Seção Paraná, o advogado José Augusto Araújo de Noronha, enfatizou que o novo Fórum proporciona um espaço funcional, que garante aos moradores da Lapa uma prestação jurisdicional firme e adequada. "Parabéns a todos que fizeram desse sonho uma realidade. Essa obra é um marco para a Lapa, que coloca o Poder Judiciário paranaense na vanguarda", ressaltou.

Por sua vez, a subprocuradora-geral da Justiça, Samia Saad Gallotti Bonavides, parabenizou o Tribunal em nome do Ministério Público. "Cumprimentamos o TJ pela instalação desse prédio maravilhoso. As inaugurações de novos espaços têm sido frequentes,  o que mostra um Poder Judiciário presente e dinâmico", asseverou. A subprocuradora finalizou reforçando a importância de uma boa relação entre o MP e o TJ: "somos e sempre seremos parceiros. Trabalhando irmanados, garantimos a qualidade do atendimento ao jurisdicionado".

No atual Fórum, a sala do Tribunal do Júri recebeu o nome do advogado David  Wiedmer Neto, que foi homenageado na fala do desembargador Jorge de Oliveira Vargas, o qual ressaltou o brilhantismo daquele que foi um dos grandes advogados paranaenses.

Também bastante emocionado, o desembargador Sydney Dittrich Zappa, que é lapeano, disse que o preito ao seu antigo colega David é uma  honraria a um dos homens mais ilustres daquela cidade. 

O presidente do TJ, desembargador Miguel Kfouri Neto, discorreu sobre as melhorias e o crescimento do Poder Judiciário no Paraná. "Todo esse trabalho, de instalações de comarcas, Fóruns e Varas só é possível graças ao excelente relacionamento entre os Poderes Judiciário, Executivo e Legislativo do estado, além de ser fruto do trabalho das gestões anteriores do TJ", afirmou o desembargador Kfouri Neto.

O presidente também elogiou a harmonia e o sincronismo com que vêm atuando os departamentos do TJ. "Este é o resultado de um trabalho conjunto, cujo objetivo é proporcionar um local que possa receber adequadamente os cidadãos, assim como, um bom local de trabalho para os nossos servidores e magistrados. O Tribunal sente-se honrado em entregar esse Fórum a um povo trabalhador, caracterizado pelo civismo, resistência e patriotismo. É um sonho realizado", concluiu.

Presentes também à cerimônia o 1º vice-presidente do TJ, desembargador Onésimo Mendonça de Anunciação; o 2º vice-presidente, desembargador Ivan Campos Bortoleto (lapeano); o corregedor da Justiça, desembargador Lauro Augusto Fabrício de Melo; o gestor do Processo de Instalação e Estatização do TJ, desembargador Guilherme Luiz Gomes; a desembargadora aposentada, Anny Mary Kuss (lapeana); o secretário do TJ, Acir Bueno de Camargo; a juíza da Lapa, Carolina Fontes Vieira; o prefeito da cidade, Paulo César Fiates Furiati; o presidente da Câmara Municipal, Renato Afonso, além de diretores de departamentos do Tribunal, servidores e demais autoridades civis e militares.

Acesse aqui mais fotos do evento no Flickr do TJ.