Notícias

Magistrados do TJPR participam do IV Fonavep em Foz do Iguaçu


MAGISTRADOS DO TJPR PARTICIPAM DO IV FONAVEP EM FOZ DO IGUAÇU

Fórum Nacional de Execução Penal foi realizado nos dias 14 e 15 de março em Foz do Iguaçu  

O Tribunal de Justiça do Estado do Paraná (TJPR) esteve representado no IV Fórum Nacional de Execução Penal (Fonavep), realizado nos dias 14 e 15 de março em Foz do Iguaçu. O evento reuniu magistrados e especialistas de todo o país em painéis, palestras e debates que abordaram temas relevantes da execução penal, como a política antimanicomial e o sistema penitenciário. 

O painel "Caminhos do Departamento de Monitoramento e Fiscalização do Sistema Carcerário e do Sistema de Execução de Medidas Socioeducativas do Conselho Nacional de Justiça (DMF/CNJ) nos Próximos Anos" teve como debatedores o desembargador Ruy Muggiati, supervisor do Grupo de Monitoramento e Fiscalização do Sistema de Execução de Medidas Socioeducativas do TJPR (GMF), e a juíza Juliana Arantes Zanin Vieira, magistrada que também integra o GMF. 

A desembargadora Priscilla Placha Sá e o juiz Fábio Bergamin Capela, colaboradores do GMF, foram painelistas, respectivamente, nos painéis “Saúde no Sistema Penitenciário” e “Execução Penal em Violência Doméstica, Crimes de Trânsito e Crimes Militares”. "A palavra é compromisso. Deve existir um compromisso por parte da Magistratura de fazer valer os direitos das pessoas em privação de liberdade", destacou a magistrada ao tratar do papel do Judiciário para o enfrentamento dos problemas do sistema carcerário. 

Pelo TJPR, também, participaram dos painéis os desembargadores Adalberto Jorge Xisto Pereira, Lídia Maejima, Miguel Kfouri Neto e Telmo Cherem. Para conferir a programação completa, clique aqui. 

Fonavep 

O IV Fonavep foi uma iniciativa da Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB) e da Associação dos Magistrados do Paraná (Amapar), em parceria com CNJ, TJPR, Conselho de Presidentes dos Tribunais de Justiça do Brasil (Consepre), Escola da Magistratura do Paraná (Emap) e Escola Judicial do Paraná (Ejud-PR). 

Descrição da Imagem de Capa: Magistrados participam de um dos painéis do Fonavep. Ambiente é uma sala de conferência, com diversos expectadores compondo a plateia. Ao centro, os debatedores do painel em um palco. Ao fundo, tela com as informações sobre o evento: "4º Fonavep, Foz do Iguaçu - 2024".