Novo quadro de jurados participa de palestra sobre o Tribunal do Júri
O Tribunal de Justiça do Estado do Paraná (TJPR) promoveu nesta sexta-feira (30), palestra sobre o funcionamento do Tribunal do Júri, para os que foram convocados a fazer parte do novo quadro de jurados do ano de 2012 e estudantes de Direito da Universidade Tuiuti. O juiz de Direito da 2º Vara do Tribunal do Júri, Daniel Avelar, coordenou o evento.
Em uma seleção, que contemplou todos os bairros da cidade, foram selecionadas 1.500 pessoas, de notória idoneidade, para compor a nova lista de jurados. Homens e mulheres de diferentes classes sociais, grau de instrução e regiões da cidade foram escolhidos, com o objetivo de representar da maneira mais democrática possível o município.
O juiz Daniel Avelar trouxe informações à plateia sobre o procedimento em um Júri. "O objetivo dessa palestra é trazer o mínimo de conhecimento aos jurados, sobre os procedimentos em um Júri, seus direitos e deveres", afirmou o magistrado.
Representando o Ministério Público, esteve presente, o promotor de Justiça, Marcelo Balzer Correia, que explicou aos presentes o papel da promotoria em um Júri e falou a respeito de aspectos da sessão de julgamento, como: votação totalmente sigilosa, veredicto soberano dos jurados e, de como o jurado pode interagir em uma sessão, questionando o réu e as testemunhas, por meio do juiz presidente.
Como representantes da Ordem dos Advogados do Brasil - seção Paraná (OAB-PR), estiveram presentes os advogados Priscilla Placha Sá, Maurício Guedes e Helio Ortiz. "Participar de um Júri é uma manifestação cidadã e democrática que exige uma enorme responsabilidade" disse a advogada Priscilla Placha.
TRIBUNAL DE JÚRI - a instituição do Tribunal do Júri é prevista na Constituição Federal do Brasil e é um dos órgãos do Poder Judiciário. O Tribunal do Júri julga apenas os crimes dolosos contra a vida, tentados ou consumados. Sua composição é de um juiz de direito, que é seu presidente e 21 jurados que serão sorteados dentre os alistados, sete em cada julgamento constituirão o Conselho de Sentença, por reunião periódica.
Os jurados representam a sociedade da qual fazem parte. Portanto quando investidos da função, decidem em nome dos demais. Os cidadãos interessados em fazer parte do Corpo de Jurados podem se voluntariar, comparecendo ao Tribunal do Júri onde irão preencher uma ficha de inscrição.