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Parceria entre TJPR e PUCPR leva conceitos de gestão pacífica de conflitos para o ambiente escolar

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PARCERIA ENTRE TJPR E PUCPR LEVA CONCEITOS DE GESTÃO PACÍFICA DE CONFLITOS PARA O AMBIENTE ESCOLAR

Iniciativa, chamada de “Pesquisa-Ação nas Escolas Públicas”, iniciou suas atividades em escola do Tatuquara, nesta semana

O Tribunal de Justiça do Estado do Paraná (TJPR) e a Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR) promoveram, nesta terça-feira (15/03), o início do Projeto Pesquisa-Ação nas Escolas Públicas. O lançamento do projeto piloto foi realizado no Colégio Estadual Guilherme de Albuquerque Maranhão, no bairro Tatuquara, em Curitiba. 

Participam da parceria, o Observatório Interinstitucional de Direitos Humanos, a Central de Medidas Socialmente Úteis (CEMSU), o Ateliê de Inovação (AI) do TJPR e o Programa de Pós-Graduação em Direitos Humanos e Políticas Públicas (PPGDH) da PUCPR. A iniciativa visa aprofundar a pesquisa-ação nas Escolas Públicas, ofertar orientação em gestão pacífica de conflitos e promover a cidadania por meio de apresentação de métodos alternativos para solução de conflitos nas instituições de ensino. 

Dentre as atividades promovidas no projeto, está o desenvolvimento de oficinas, palestras, cursos em gestão pacífica de conflitos e oportunizar um ambiente virtual de solução de conflitos provenientes das relações escolares. 

Como uma das principais metas a serem atingidas por essa parceria, está a criação de um espaço para estabelecer não somente na instituição de ensino, mas também na comunidade em seu entorno, uma estrutura comprometida com a educação cidadã. Dessa forma, o projeto visa possibilitar o desenvolvimento de personagens suficientes para reconhecer a responsabilidade por seus atos e por consequência restaurar os danos produzidos. 

O presidente do Observatório, desembargador Fernando Wolff Bodziak, destacou a importância da implementação desse tipo de parceria entre o Tribunal e outras instituições públicas, principalmente em iniciativas que visam melhorar a educação: 

“Esse Projeto tende a frutificar, de forma bastante exitosa, porque faz com que alunos e professores, e todos aqueles que trabalham no ambiente de ensino, possam interagir de uma forma mais eficiente e buscar, através da solução pacífica dos conflitos, resolver as suas questões. Através do diálogo e do bom entendimento é possível construir soluções cada vez mais eficientes.”, comentou o desembargador Bodziak. 

De acordo com o pesquisador do Programa de Pós-Graduação da PUCPR, Dr. Cezar Bueno de Lima, o projeto piloto acontece em três etapas: 

- Num primeiro momento, o objetivo é conhecer o que os alunos da escola pensam sobre família, escola, gestão de conflitos, democracia e direitos humanos; 

- Em seguida, essas informações coletadas são repassadas para a escola. Com base nas respostas dos estudantes serão ofertados cursos de capacitação em diferentes áreas, como: Gestão de Conflitos, Bullying, Saúde Mental e Melhoria da Relação Ensino/Aprendizagem; 

- No terceiro momento, em parceria com o TJPR, os estudantes serão capacitados em Justiça Restaurativa e ficarão responsáveis pela gestão pacífica de conflitos, evitando a intervenção da direção das escolas e dos professores. Os próprios alunos serão responsáveis pela gestão pacífica de conflitos nas escolas. 

“A gente vai discutir com os alunos sobre democracia, direitos humanos, respeito ao outro e o direito a uma existência digna. Tudo isso somado, o objetivo é alcançar a paz, aceitando os conflitos, e reforçando a função da escola de integração e a inclusão social.”, explica Cezar Bueno de Lima. 

Destacando o papel da universidade em iniciativas que envolvem a educação da sociedade, o reitor da PUCPR, Prof Dr. Rogério Renato Mateucci, comentou sobre a importância de se pensar a educação em todas as suas etapas: “A universidade tem uma responsabilidade com um projeto educativo, que não deve pensar a educação de forma segmentada. Iniciativas que integram a educação básica, fundamental e superior fazem bem para a universidade e também para a sociedade”. 

Também participaram do evento o Diretor do Colégio Estadual Desembargador Guilherme de Albuquerque Maranhão, Gerson Tome Perpetuo; a juíza auxiliar da Presidência do TJPR, Dra. Fabiane Piericcini, o representante da Secretaria de Justiça, Cidadania e Trabalho (Sejuf), Willian Gai, e demais autoridades. 

 

Emprega Mais Paraná 

O ônibus “Emprega Mais Paraná”, unidade itinerante da Secretaria de Justiça, Família e Trabalho (Sejuf) também fez parte do lançamento do projeto piloto da Pesquisa-Ação nas Escolas Públicas, no bairro Tatuquara. Foram 39 encaminhados para vagas de emprego num total de 63 atendimentos.