Notícias

TJPR conquista 1° lugar em índice do CNJ que analisa Governança, Gestão e Infraestrutura de TIC


TJPR CONQUISTA 1° LUGAR EM ÍNDICE DO CNJ QUE ANALISA GOVERNANÇA, GESTÃO E INFRAESTRUTURA DE TIC

A classificação representa um aumento de mais de 20% no índice de pontuação em comparação a 2021

Nesta semana o Tribunal de Justiça do Paraná (TJPR) conquistou o 1° lugar, na classificação entre os Tribunais Estaduais de Grande Porte, no Índice de Governança, Gestão e Infraestrutura de Tecnologia da Informação e Comunicação do Poder Judiciário 2022 (iGovTIC-JUD), realizado pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ). 

Nesta edição, 93 órgãos participaram e foram classificados de acordo com notas obtidas entre os níveis de maturidade "Baixo", "Satisfatório", "Aprimorado" e "Excelência". Nessa classificação, o TJPR alcançou o nível de maturidade de Excelência.  A aplicação do iGovTIC-JUD ocorre anualmente e permite avaliar o nível de maturidade em Governança, Gestão e Infraestrutura de TIC dos órgãos submetidos ao controle administrativo e financeiro do CNJ. 

Além disso, o TJPR avançou na pontuação em comparação a 2021, saltando de 72,68 para 92,98 pontos no ranking geral, um acréscimo de mais de 20% na pontuação. O Tribunal também atingiu 100% no item relacionado à gestão de pessoas, enquanto a média dos tribunais estaduais foi de 58,04 neste quesito.  

A conquista está ligada diretamente à reestruturação do Departamento de Tecnologia da Informação e Comunicação (DTIC), desenvolvido pela atual gestão e aprovado pelo Órgão Especial.  “Este resultado é reflexo da busca pelo aperfeiçoamento da tecnologia e inovação no judiciário paranaense. Também está intimamente ligado à capacitação e aprimoramento do nosso corpo técnico, faz parte de todo um trabalho desenvolvido para reestruturação do nosso DTIC”, destacou o presidente do TJPR, desembargador José Laurindo de Souza Netto, 

De acordo com o diretor do DTIC, Rafael Coninck Teigão, a evolução dos resultados obtidos, demonstra o total comprometimento da atual administração do TJPR: “graças à restruturação, este departamento pôde criar as estruturas, e organizar o trabalho, de forma a melhor cumprir as determinações do CNJ, atender às práticas modernas de Governança, e dar melhor suporte à Infraestrutura, ao Atendimento, e ao Desenvolvimento de Sistemas e com esse índice, fomos posicionados no conceito de excelência, e em primeiro lugar entre os Tribunais Estaduais de grande porte”. 

A conquista também representa um compromisso da gestão que está alinhada a princípios norteadores como o aumento da eficiência e a capacitação dos colaboradores. Além disso, reflete os esforços empregados em garantir modernização administrativa nas unidades, gestão da inovação, mapeamento dos procedimentos, gestão de competências e expansão do uso da inteligência artificial.   

Sobre o iGovTIC-JUD 

A Estratégia Nacional de Tecnologia da Informação e Comunicação (ENTIC-JUD), instituída pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) por meio da Resolução n. 370/2021, para o período de 2021/2026, em seu artigo 48, determina a realização de diagnóstico anual para aferição do nível de cumprimento das Diretrizes Estratégicas de Nivelamento especificadas e, consequentemente, da evolução dos viabilizadores da Governança, Gestão e Infraestrutura de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) do Poder Judiciário. 

O painel com os resultados do iGovTIC-JUD 2021 apresenta gráficos do resultado geral, média por segmento, média por porte, média por domínio, distribuição dos resultados por nível de maturidade, relatórios detalhados, notas de cada órgão, ranking do iGovTIC-JUD e visão analítica do resultado. Ainda é possível, por meio do painel, filtrar por órgão, tema, porte, segmento e UF de cada órgão. 

Clique aqui para acessar o resultado do iGovTIC-JUD do Poder Judiciário! 

Confira no programa "Em Foco" desta semana:

Com informações do portal do Conselho Nacional de Justiça - www.cnj.jus.br