Notícias

TJPR participa do lançamento do programa “Mulher Segura/Paraná”


TJPR PARTICIPA DO LANÇAMENTO DO PROGRAMA “MULHER SEGURA/PARANÁ”

CEVID do TJPR realizou também palestra para policiais e guardas municipais da Patrulha Maria da Penha em Campina Grande do Sul (PR)

Por meio da Coordenadoria Estadual da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar (CEVID) o Tribunal de Justiça do Estado do Paraná (TJPR) participou, no dia 29 de junho, do evento de abertura do programa “Mulher Segura/Paraná” promovido pela Secretaria de Segurança Pública do Estado.

O programa organiza ações de prevenção à violência doméstica e feminicídios com atividades  educativas e palestras sobre o enfrentamento à violência doméstica e seus direitos. Serão realizadas também oficinas de defesa pessoal e primeiros socorros.

 

Palestra para a Patrulha Maria da Penha

No dia 28 de junho, a desembargadora Ana Lúcia Lourenço, coordenadora do CEVID, realizou palestra em Campina Grande do Sul (PR) para capacitação de guardas municipais e policiais militares que atuam na Patrulha Maria da Penha. A ação foi promovida pelo Centro de Formação da Guarda Municipal de Curitiba (CFGM) em parceria com a Guarda Municipal de Campina Grande do Sul. O encontro também contou com a presença das juízas Paula Priscila Candeo e Camila de Britto Formolo.  

Na palestra foram apresentadas as principais atividades desenvolvidas pela CEVID, ressaltando a importância do primeiro atendimento à vítima e como o procedimento pode fortalecer toda a rede de proteção à mulher. Foi tema de debate a Lei Maria da Penha e os tipos de violência previstos na lei, exemplificando o ciclo de violência e a atuação da rede de enfrentamento. A desembargadora explicou as formas de evitar que aconteça reincidência e de como utilizar abordagens positivas e humanizadas, que não coloquem a mulher em situação desconfortável durante o atendimento.

Os policiais e guardas municipais também compartilharam suas experiências no enfrentamento à violência doméstica e descreveram suas principais ações, colaborando também com sugestões de campanhas de conscientização nas escolas.