Notícias

TJPR renova termo de parceria para promoção da igualdade de gênero no sistema de justiça do Estado do Paraná


TJPR RENOVA TERMO DE PARCERIA PARA PROMOÇÃO DA IGUALDADE DE GÊNERO NO SISTEMA DE JUSTIÇA DO ESTADO DO PARANÁ

Grupo de Estudos sobre Igualdade de Gênero reúne 17 entidades e órgãos públicos do estado 

O Tribunal de Justiça do Estado do Paraná (TJPR) renovou na terça-feira (20/03) o Termo de Parceria que formalizou o Grupo Interinstitucional de Estudos sobre Igualdade de Gênero no Sistema de Justiça do Estado do Paraná. Com a assinatura do termo aditivo, também passam a fazer parte do grupo o Ministério Público Federal, a Associação Nacional dos Procuradores da República, a Associação das Defensoras e Defensores Públicos do Paraná e a Associação Nacional das Defensoras e Defensores Públicos Federais.

O Grupo Interinstitucional foi criado em 2017 com a proposta de debater a questão da igualdade de gênero nas instituições, promovendo um canal de comunicação e estimulando políticas favoráveis à equidade entre homens e mulheres no sistema de justiça.  

“Nos reunimos para tratar questões de gênero que dizem respeito a todas nós, para que possamos, através da nossa reflexão, fazer a diferença não só nas instituições, mas também em nossa atuação na sociedade”, afirmou a procuradora de Justiça e coordenadora do grupo, Mônica Louise de Azevedo.

A presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-PR), Marilena Indira Winter, falou sobre a importância da iniciativa: “Quando demonstramos uma união de esforços de todas as entidades e dos órgãos de poder que compõem o sistema de justiça, isso reflete uma força importante para a sociedade. É trazer a temática da questão de gênero para dentro das instituições, mas também revelar à sociedade que este é um tema importante e prioritário”, afirmou Winter.  

Durante a cerimônia, o presidente do TJPR, desembargador Luiz Fernando Tomasi Keppen, destacou que o Tribunal de Justiça apoia a causa e sempre oferece espaço para o desenvolvimento de iniciativas, projetos e eventos que tratem assuntos tão relevantes. “Nós precisamos apoiar projetos que visem à igualdade e à promoção humana. É um direito de todos nós, homens e mulheres, caminharmos juntos”, declarou o presidente.  

Grupo Interinstitucional

O Grupo Interinstitucional de Estudos sobre Igualdade de Gênero no Sistema de Justiça do Estado do Paraná é composto pelos seguintes órgãos: Tribunal de Justiça do Estado do Paraná, Ministério Público do Estado do Paraná, Ministério Público do Trabalho, Tribunal Regional do Trabalho da 9ª Região, Justiça Federal – Seção Judiciária do Paraná, Associação dos Magistrados do Trabalho da 9ª Região, Associação dos Magistrados do Paraná, Associação dos Juízes Federais do Paraná, Associação Nacional dos Procuradores do Trabalho, Associação Paranaense do Ministério Público, Defensoria Pública da União, Defensoria Pública do Estado do Paraná e Ordem dos Advogados – Seção Paraná, Ministério Público Federal,  Associação Nacional dos Procuradores da República, Associação das Defensoras e Defensores Públicos do Paraná e a Associação Nacional das Defensoras e Defensores Públicos Federais.  

Dispositivo de autoridades

O dispositivo de autoridades da cerimônia foi composto pelo presidente do TJPR, desembargador Luiz Fernando Tomasi Keppen; pela procuradora de justiça e coordenadora do grupo interinstitucional, Mônica Louise de Azevedo;  a vice-diretora do Foro da Seção Judiciária do Paraná, Luciane Merlin Clève Kravetz; a presidente da Ordem dos Advogados do Brasil – Seção Paraná, Marilena Indira Winter; e o presidente da Associação dos Magistrados do Paraná, Marcel Ferreira dos Santos.   

Imagem de capa: foto do presidente do TJPR ao lado da presidente da OAB Paraná, Marilena Indira Winter, e da procuradora de justiça Mônica Louise de Azevedo.