TJPR lança projeto “Plantão +” para dar suporte a magistrados e magistradas
- TJPR
- Institucional
- Estrutura
- Comunicação
- RSS Geral Comunicação
- TJPR lança projeto “Plantão +” para dar suporte a magistrados e magistradas

TJPR LANÇA PROJETO “PLANTÃO +” PARA DAR SUPORTE A MAGISTRADOS E MAGISTRADAS
Por meio de um ambiente digital o projeto fornecerá modelos, jurisprudências, entre outras ferramentas que tornarão os plantões judiciários mais ágeis e colaborativos
O Tribunal de Justiça do Estado do Paraná (TJPR) lançou o projeto “Plantão+”, um ambiente interno digital e colaborativo que visa oferecer suporte rápido, seguro e centralizado a magistradas e magistrados escalados para os plantões judiciários da Corte paranaense. A ferramenta busca padronizar a atuação, promover a colaboração entre os magistrados plantonistas e garantir maior agilidade e segurança jurídica nas decisões de caráter emergencial.
O projeto, estruturado na plataforma Microsoft Teams, reúne modelos de decisões, jurisprudência, links úteis, referências institucionais, materiais de apoio e um agente digital de busca baseado em inteligência artificial. A iniciativa surgiu da necessidade de agilizar os atendimentos durante os recessos: “Durante os plantões judiciários, magistrados e magistradas enfrentam demandas urgentes e imprevisíveis, muitas vezes em matérias alheias à sua rotina. A ausência de uma ferramenta unificada e colaborativa compromete a segurança e a celeridade da prestação jurisdicional”, explica a juíza auxiliar da presidência, Cristiane Santos Leite.
A estruturação do projeto contemplará equipes distintas para o 1º e o 2º graus de jurisdição, com abas dedicadas a postagens, arquivos por tema e uma página principal com interface leve e responsiva, incorporada via SharePoint. O projeto apresenta como diferencial a integração com o Microsoft Copilot, agente de inteligência artificial que permite a busca por documentos compartilhados dentro da própria plataforma, com critérios de similaridade, trechos destacados e links diretos para os modelos encontrados.
Confira, abaixo, o passo a passo de acesso ao “Plantão +” pela plataforma Teams:
- Com o Microsoft Teams aberto, no lado esquerdo da plataforma, acesse a opção “Equipes”. Caso o Teams tenha sido atualizado, essa opção estará na parte superior da plataforma.
- Na opção “Equipes”, clique em: “Ver todas as suas equipes”, em seguida em projeto Plantão+.
- Com a janela do projeto aberta, clique no menu à frente do “Plantão 1º grau", no símbolo de três pontos > Mais opções > Mover para nova sessão ou Favoritos, a opção “Plantão 1º grau” aparecerá na página inicial do ícone “Equipes”.
Ao clicar no projeto, será aberta a página de postagens, onde poderá ser feita a troca de informações com os outros magistrados que estão habilitados no plantão. Nesta área é possível acessar também os avisos, inclusive do próprio TJPR, de outros setores ou até mesmo alguma informação importante ou uma normativa nova sobre o plantão.
Na aba “Arquivos", estão os arquivos separados por competências do plantão. Todos os magistrados têm a possibilidade de colocar os arquivos nas pastas e fazer download.
A aba de “Informações” funciona como um site interno, onde estão disponíveis as matérias julgadas pelo plantão, conforme as normativas vigentes e os respectivos links dos artigos retirados da própria Constituição, que contribuem para uma consulta rápida à legislação. Ao final da página, os plantonistas terão acesso aos principais modelos e decisões.
Na área “Atividades”, estão os últimos arquivos adicionados no site, cada documento poderá ser aberto e editado no próprio Teams.
A plataforma, com o uso da Inteligência Artificial, possibilita a busca por documentos que foram adicionados em “Arquivos”. Para acessar o arquivo, basta clicar sobre o número da referência. Quanto mais modelos forem compartilhados, mais eficiente e útil será a ferramenta para todos.