2ª Vice-presidência promove parceria entre Programa Jovens Promissores, Exército Brasileiro e CIEE/PR
2ª Vice-presidência promove parceria entre Programa Jovens Promissores, Exército Brasileiro e CIEE/PR
2ª VICE-PRESIDÊNCIA PROMOVE PARCERIA ENTRE PROGRAMA JOVENS PROMISSORES, EXÉRCITO BRASILEIRO E CIEE/PR
A partir da parceria, o CIEE/PR ministrará, gratuitamente, cursos em diversas áreas utilizando a estrutura disponibilizada pelo 20º BIB
No último dia 25 de setembro, o Centro de Integração Empresa-Escola do Paraná (CIEE/PR) e o Exército Brasileiro, através do 20º Batalhão de Infantaria Blindado (BIB), firmaram um acordo de cooperação que disponibilizará, gratuitamente, cursos livres de formação profissional em diversas áreas de trabalho.
Os cursos oferecerão qualificação profissional e viabilizarão a inserção no mercado de trabalho para militares temporários do Batalhão e adolescentes participantes do Programa Jovens Promissores, idealizado e supervisionado pela 2ª Vice-Presidência do Tribunal de Justiça do Paraná.
Tanto o Exército Brasileiro quanto o CIEE são importantes parceiros do Programa Jovens Promissores desde o início, colaborando na formação dos adolescentes acolhidos e nos encaminhamentos individuais de cada participante.
Agora, a partir dos contatos viabilizados pela 2ª Vice-Presidência do TJPR, ambas as instituições optaram por somar esforços para, juntas, conseguirem gerar mais oportunidades para os adolescentes destinatários de medidas protetivas, bem como para outros públicos em vulnerabilidade social.
A partir da parceria, o CIEE/PR ministrará, gratuitamente, cursos em diversas áreas – como informática, culinária, almoxarifado, dentre outras –, utilizando as salas de aula e as estruturas para as aulas práticas disponibilizadas pelo 20º BIB.
A 2ª Vice-Presidência esteve representada na solenidade de assinatura, que contou, ainda, com a presença do comandante do 20º BIB, coronel Gerson Rolim da Silva; do 2º Tenente Luis Fernando de Oliveira Trindade; do presidente do CIEE/PR, Domingos Murta; e da gerente da Divisão de Capacitação e Cidadania do CIEE/PR, Simone Paulin.
“Vale ressaltar a importância e a grandeza desta parceria, que com os ensinamentos adquiridos, possibilitará aos nossos militares e aos jovens promissores uma condição de melhor concorrer a uma vaga no mercado de trabalho e, consequentemente, uma melhor condição de vida”, complementou o coordenador do Projeto Portas Abertas, 2º Tenente Luis Fernando de Oliveira.
O Programa
O acolhimento institucional, mais extrema medida protetiva prevista no Estatuto da Criança e do Adolescente, é restrito às hipóteses em que a permanência junto à família seja prejudicial ao superior interesse de seu destinatário. E, se a entrada da criança ou adolescente em uma das Unidades de Acolhimento Institucional já é bastante traumática, por decorrer de graves violações a direitos fundamentais, sua saída, quando há o atingimento da maioridade sem a reinserção em ambiente familiar, pode ensejar novo abalo ao jovem que não está preparado para gerir sua vida de maneira digna.
Frente a tal demanda, o Tribunal de Justiça do Estado do Paraná, através do Programa Jovens Promissores, mobiliza esforços por parte de diversos setores do Judiciário, do Estado e da sociedade, buscando oferecer ferramentas para que os adolescentes acolhidos desenvolvam as condições de autonomia necessárias para que o ingresso na vida adulta se dê de forma mais adequada.
Para tanto, cada adolescente participa de 2 fases. Na primeira etapa, é oferecida uma formação, com diversas atividades em grupo – incluindo círculos restaurativos, educação financeira, oficinas e palestras diversas, visitas a instituições parceiras, coaching de carreira e orientação profissional; Na segunda fase, os participantes são individualmente acompanhados pela equipe do Programa, que busca cooperar para o encaminhamento de cada adolescente, conforme suas características e necessidades individuais.
Texto: 2ª Vice-Presidência.