Notícias

Campanha arrecada 226 kits de materiais escolares para crianças acolhidas em Curitiba


CAMPANHA ARRECADA 226 KITS DE MATERIAIS ESCOLARES PARA CRIANÇAS ACOLHIDAS EM CURITIBA

Iniciativa da 2ª Vara da Infância já está em sua terceira edição e conta agora com a adesão de outras unidades do Tribunal de Justiça

A campanha para doação de materiais escolares, realizada nesse início de ano por servidores da 2ª Vara da Infância e da Juventude e Adoção de Curitiba, arrecadou 226 kits até esta segunda-feira (11/2). Os materiais estão sendo entregues a dez instituições que acolhem crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social.

Segundo a Chefe de Secretaria da 2ª Vara da Infância, Vanessa Cirio Uba, até o dia 4 de fevereiro apenas 54 kits tinham sido arrecadados, mas, no dia seguinte, a 2ª Vara da Infância já contabilizava mais de 200 kits, que também foram coletados em alguns outros locais do Tribunal de Justiça do Paraná (TJPR) na capital.

Vanessa, que coordena o projeto desde o início, conta que nesta edição o número de materiais arrecadados superou a expectativa inicial. “Nós pensávamos em 170 kits completos para 170 crianças e adolescentes acolhidos, e chegamos a 226 kits. Isso demonstra a solidariedade das pessoas que ajudam crianças em uma situação de risco a estudar com dignidade”. Segundo ela, com a grande adesão deste ano, instituições de outras cidades do estado também poderão receber os materiais.

Entrega dos kits

Nesta segunda-feira (11/2), representantes de duas instituições de acolhimento de Curitiba buscaram os materiais na 2ª Vara da Infância. Patrícia Xavier Silva, coordenadora social da Fundação Francisco Bertoncello, que acolhe 20 crianças e adolescentes, conta que a equipe da Fundação teve a ideia de fazer uma surpresa aos acolhidos, pois eles não sabiam que iriam receber materiais novos para estudar.

Ela acredita que esse ato impacta positivamente o emocional dessas crianças. “O fato de eles irem para a escola com um material novo, igual aos outros amiguinhos, faz com que eles se sintam parte dessa sociedade, iguais”, afirma.

As instituições beneficiadas até agora foram a Fundação Francisco Bertoncello; a Chácara Meninos de 4 Pinheiros; a Casa Lar de Meninas Jardim Pinheiros, as Unidades de Acolhimento Institucional (UAI) Casa do Piá I, Casa do Piá II e Casa do Piá IV; a Casa Lar Batista Esperança; o Lar Antônia; a Madre Antônia; e o Lar Casa Hai.