Notícias

Corregedoria-Geral da Justiça certifica as Unidades Judiciárias participantes do programa 5+5s


CORREGEDORIA-GERAL DA JUSTIÇA CERTIFICA AS UNIDADES JUDICIÁRIAS PARTICIPANTES DO PROGRAMA 5+5S

11 Unidades receberam o “selo ouro de competência plena” do Programa 5+5S.

No dia 12.12.2017, no auditório da Corregedoria-Geral da Justiça, o Desembargador Rogério Kanayama, Corregedor-Geral da Justiça, certificou 11 (onze) Unidades com o “selo ouro de competência plena” do Programa 5+5S.

Em discurso proferido na cerimônia, o Corregedor-Geral mencionou a importância da utilização de ferramentas de qualidade na busca da excelência do serviço público, bem como citou os destaques em cada um dos sensos:

“A excelência no serviço público é fundamental para uma atuação célere e eficaz do Poder Judiciário. Há exatos dez meses, este tem sido o nosso compromisso, tanto com o Tribunal de Justiça como com o 1º grau de jurisdição.

Muitas foram as ações planejadas para alcançar essa meta, entre as quais o Programa 5+5S se destaca. Por meio desse Programa apresentaram-se conceitos simples, capazes de modificar o ambiente de trabalho, sobretudo na forma como são conduzidas as tarefas de rotina e as atitudes individuais.

Quando implantado estrategicamente e incorporado aos hábitos diários, o programa torna-se um alicerce para a persecução da qualidade na prestação do serviço público, que é, como já destacado, nosso objetivo fundamental.

Realizam-se mudanças de comportamento em todos os níveis hierárquicos, em consonância tanto com as diretrizes do Conselho Nacional de Justiça quanto com as da gestão.

O Programa 5+5S baseia-se nos sensos de:

UTILIZAÇÃO, com a correta classificação da necessidade de itens ou equipamentos nas Unidades.

Registra-se, aqui, o empenho coletivo da Vara da Fazenda Pública de São José dos Pinhais que devolveu ao estoque do Poder Judiciário dois caminhões de itens reaproveitáveis;

ORDENAÇÃO, definição de critérios para o acondicionamento de materiais e equipamentos.

Com muito cuidado e extrema responsabilidade, a 2ª Vara de Execuções Fiscais Estaduais reordenou todos os processos passíveis de digitalização, com otimização do espaço interno e desocupação da área de convivência dos servidores e estagiários.

LIMPEZA, além da responsabilidade de todos em não sujar, traz também o princípio de reciclagem, de grande importância na sociedade atual.

Envolvidos na execução deste senso, os servidores dos Juizado Especial Cível, Criminal e da Fazenda Pública de Piraquara pessoalmente responsabilizaram-se pela abertura do espaço e na limpeza de todo o ambiente.

ASSEIO E SAÚDE, traduz-se no cuidado com o ambiente, saúde e segurança. A 2ª Vara Criminal de São José dos Pinhais sobressaiu-se na execução dessa etapa por já terem vivenciado, em épocas passadas, situações de risco. Com o programa reafirmaram a importância de se evitar acidentes e promover a segurança pessoal.

DETERMINAÇÃO DE UNIÃO, premissa de engajamento de dirigentes e servidores.

A participação de Magistrados na execução do programa aproximou as equipes e garantiu resultados acima das expectativas. Na 2ª Vara de Execuções Fiscais Municipais, esse comprometimento foi ainda mais perceptível.

Além da participação da Magistrada na capacitação e na aplicação dos sensos no espaço do Gabinete, houve ainda todo o incentivo e validação em cada etapa vencida.

ECONOMIA E COMBATE AOS DESPERDÍCIOS, manifestado na preocupação com os recursos naturais e com a sustentabilidade.

A Vara Descentralizada do Boqueirão diferenciou-se na efetivação desse senso. O desafio de implementar o Programa em um Fórum, com todas as especificidades do edifício, minimizou-se pelo esforço da equipe. Reaproveitaram-se espaços, materiais, equipamentos e serviços, originando a qualidade para evitar o retrabalho.

TREINAMENTO, como, por exemplo, o esforço do Departamento da Corregedoria-Geral da Justiça em qualificar o quadro funcional, com capacitações nos Sistemas Informatizados (SEI) e também na redação oficial, importante ferramenta para o servidor público.

PRINCÍPIOS MORAIS E ÉTICOS, que estampa a atuação desta Gestão. Neste ponto, avulta todo o comprometimento dos Gabinetes do Corregedor-Geral e do Corregedor da Justiça, na busca da moralidade e da ética em cada conduta ou decisão prolatada.

RESPONSABILIDADE SOCIAL - este senso é retratado pelo cuidado com a coletividade e solidariedade com as dificuldades da sociedade.

A Vara de Família e Sucessões, Infância e Juventude, Acidentes de Trabalho, Registros Públicos e Corregedoria do Foro Extrajudicial de Araucária desenvolveu projeto, em parceria com o Ministério Público, com intuito de desmistificar a Justiça. As ações executadas no Dia das Bruxas e no Natal revelam a preocupação de toda a equipe em reduzir os impactos experimentados pelas crianças acolhidas ou ouvidas em processos judiciais.

Nessa mesma linha, ressalta-se também a assistência promovida pela 8ª Vara de Família e Sucessões na Escola de Educação Especial Tia Nilza Tartuce, cujas ações transcenderam as doações comuns, com o envolvimento pessoal dos servidores nas tarefas da Escola.

E o SENSO DE AUTODISCIPLINA, prática constante e de grande importância para a manutenção dos resultados obtidos, que já integra as equipes.

A uniformização e o aperfeiçoamento da organização nos Cartórios, Secretarias e Gabinetes trazem a melhoria das condições de trabalho. É um dever do Estado e de todos nós prezar por um meio ambiente de trabalho saudável.

A aplicação da metodologia ampara a criação de um espaço de construção do bem-estar, da identidade e da dignidade de quem ali desempenha seu trabalho.

Todas essas realizações são fruto de muito trabalho, dedicação e colaboração dos Magistrados e dos servidores envolvidos”.

Por fim, consignou o Desembargador Rogério Kanayama que “é com imensa satisfação que a Corregedoria-Geral da Justiça os recebe para a concessão da primeira edição do ‘selo ouro de competência plena’ na execução do Programa 5+5S.

Celebramos, neste momento, o reconhecimento conferido pela outorga de tão importante certificação. Ela vem coroar a vontade de todos em fazer um Judiciário diferente”.

Confira a lista de Unidades que receberem o certificado e os respectivos gestores:

 

  

UNIDADE

GESTOR

Vara Descentralizada do Boqueirão – Curitiba

Dr. Fábio Ribeiro Brandão, representado por Joelma Alves

2ª Vara de Execuções Fiscais Estaduais

Dr. Douglas Marcel Peres

Vara da Fazenda Pública de São José dos Pinhais

Dr. Juan Daniel Pereira Sobreiro, representado por Erick Russ

8ª Vara de Família e Sucessões de Curitiba

Dra. Fernanda Karam de Chueiri Sanches

 

Juizado Especial Cível, Criminal e da Fazenda Pública de Piraquara

Dr. Rafael Velloso Stankevecz

2ª Vara Criminal de São José dos Pinhais

Dra. Carolina Maia Almeida

 

Vara de Família de Araucária

Dra. Maria Cristina Franco Chaves

 

2ª Vara  de Execuções Fiscais Municipais de Curitiba

Dra. Nilce Regina Lima

 

Departamento da Corregedoria-Geral da Justiça

Anelisa Marin Batista

 

Gabinete do Corregedor-Geral da Justiça

Elissa Tatiana Pryjmak

 

Gabinete do Corregedor da Justiça

Carlo Sugamosto Filho

 

 

 

Veja mais fotos no Flickr do TJ-PR.

Texto: Corregedoria-Geral da Justiça