Asset Publisher

Pesquisa sobre evasão escolar de meninas recebe apoio do Cejusc de União da Vitória

Legenda

PESQUISA SOBRE EVASÃO ESCOLAR DE MENINAS RECEBE APOIO DO CEJUSC DE UNIÃO DA VITÓRIA

O projeto Combate à Evasão Escolar, do TJPR, fornecerá os levantamentos para as pesquisadoras da Universidade Federal do Paraná

Nessa sexta-feira (18/02), autoridades do Tribunal de Justiça do Paraná (TJPR) e da Universidade Federal do Paraná (UFPR) assinaram termo de cooperação técnica celebrando a parceria entre a Universidade e o projeto “Combate à Evasão Escolar”. O programa do Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejusc) de União da Vitória fornecerá os dados coletados à pesquisa "Fracasso Escolar de Alunas na Educação Básica: Análise da trajetória escolar durante a pandemia da Covid-19 e a expulsão do Direito à Educação", da UFPR. 

A pesquisa em questão busca a compreensão do fracasso escolar de meninas matriculadas em escolas estaduais das cidades da comarca de União da Vitória por uma perspectiva de raça, gênero e classe. A Dra. Célia Ratusniak, pós-doutoranda em Educação e coordenadora do estudo, afirma que faltam pesquisas tematizadas nas meninas, e que descobrir as causas da evasão escolar delas pode inspirar políticas públicas de equidade de gênero. 

A 2ª vice-presidente do TJPR, desembargadora Joeci Machado Camargo, aponta o cenário observado nas escolas: “O que nós temos hoje é uma sexualidade precoce, na qual as meninas engravidam muito rápido e a própria família educa que ‘ah, você engravidou, então você vai voltar para casa e não vai mais estudar’. Isso não pode acontecer. A melhor reparação é quando se unem faculdades e instituições que visam cautelar e evitar uma violência.” 

O estudo será viabilizado com o acesso às informações levantadas pelo projeto “Combate à Evasão Escolar”, que busca identificar e solucionar casos de evasão escolar, além de desenvolver ações preventivas. No ano passado, a iniciativa foi reconhecida nacionalmente e venceu o primeiro lugar do Prêmio Prioridade Absoluta do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). 

“O estudo da UFPR dá uma confirmação técnica para o trabalho que já fazemos, no sentido de correção, de viabilidade e de manutenção de políticas públicas, e às vezes até uma flexibilização de rumos, promovendo a prevenção da judicialização”, afirmou o juiz Carlos Eduardo Mattioli Kockanny, coordenador do Cejusc de União da Vitória e idealizador do projeto "Combate à Evasão Escolar". 

Além das autoridades citadas, compareceram à cerimônia o reitor da Universidade Federal do Paraná, Dr. Ricardo Marcelo Fonseca e o juiz auxiliar da 2ª Vice-Presidência, Dr. Luciano Carrasco Falavinha Souza. 

 

Saiba mais 

Durante o evento de assinatura, a Dra. Célia Ratusniak e o juiz Carlos Eduardo Mattioli Kockanny concederam entrevistas à equipe de Comunicação e Cerimonial sobre a iniciativa. Confira: