Notícias

Comarca de Toledo lança projeto “Oficina Reflexões sobre Parentalidade”


COMARCA DE TOLEDO LANÇA PROJETO “OFICINA REFLEXÕES SOBRE PARENTALIDADE”

O objetivo da iniciativa é organizar grupos de reflexões sobre questões afetas ao exercício da parentalidade

Na manhã do último dia 2 de junho, foi realizado o lançamento oficial da “Oficina Reflexões sobre Parentalidade”, em Toledo. A iniciativa é da magistrada Luciana Lopes do Amaral Beal, da Vara de Família, e do magistrado Rodrigo Rodrigues Dias, da Vara da Infância e Juventude, da comarca de Toledo do Tribunal de Justiça do Paraná (TJPR). Na ocasião, o projeto foi apresentado pela psicóloga judiciária Tais Augusta Pelanda Maciel. 

Com esforços interinstitucionais, os trabalhos serão desenvolvidos pela equipe do Núcleo de Apoio Especializado (NAE), em parceria com o curso de Psicologia da Pontifícia Universidade Católica (PUC), campus de Toledo. Possui, ainda, a cooperação do Ministério Público e dos advogados e advogadas da comarca de Toledo. 

O objetivo é organizar grupos de reflexões sobre questões afetas ao exercício da parentalidade pelos titulares do poder familiar ou responsáveis legais de crianças e adolescentes que estejam envolvidos em demandas judiciais em que tratem sobre o direito de convivência. 

Além disso, a iniciativa visa proporcionar às partes do processo um espaço de acolhida e acompanhamento, onde lhes será permitido conhecer questões legais específicas, aprender sobre o desenvolvimento humano, refletir sobre as relações conjugais, parentais e familiares. Busca-se minimizar ou até mesmo evitar os danos emocionais vivenciados pelas crianças e adolescentes em situação de risco ou em processos de ruptura da convivência conjugal de seus pais. 

O projeto é inspirado na Recomendação nº 50/2014 do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), que sugere aos Tribunais a adoção de oficinas de parentalidade como política pública na resolução e prevenção de conflitos familiares. 

Participaram do evento, os magistrados Luciana Lopes do Amaral Beal e Rodrigo Rodrigues Dias; a presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) - Subseção de Toledo, Dra. Anemere Dulaba; a psicóloga judiciária Tais Augusta Pelanda Maciel; a coordenadora do curso de Psicologia da PUC, campus de Toledo, professora Adriana Dias Baseto; advogados e advogadas; técnicas judiciárias; assessoras; e representantes do Conselho Tutelar, do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) e do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS).