Observatório de Direitos Humanos do TJPR divulga nota em solidariedade ao povo ucraniano

OBSERVATÓRIO DE DIREITOS HUMANOS DO TJPR DIVULGA NOTA EM SOLIDARIEDADE AO POVO UCRANIANO
A manifestação foi assinada pelo presidente da Corte paranaense nesta sexta-feira (25/03)
O Tribunal de Justiça do Paraná (TJPR), por meio do seu Observatório de Direitos de Humanos, pronunciou-se sobre a guerra na Ucrânia. O conflito teve início em 24 de fevereiro, quando tropas russas invadiram várias cidades da Ucrânia, como Kharkiv e a capital, Kiev. Após um mês de crise militar, as reuniões de negociação entre os países estagnaram, e mais de 21 mil vidas foram perdidas.
Frente à situação, o Judiciário paranaense oferece solidariedade à Ucrânia, prezando pela diplomacia e pela paz. Veja a nota oficial na íntegra:
“O Tribunal de Justiça do Paraná (TJPR), por meio de seu Observatório Interinstitucional de Direitos Humanos, presta solidariedade à comunidade ucraniana que vivencia momentos muito difíceis, com a agressão militar da Rússia contra o seu país.
Essa situação no território ucraniano representa um atraso no processo civilizatório e na garantia dos princípios fundamentais da formação de um Estado, como a vida, a liberdade e a soberania.
O TJPR está à disposição da população ucraniana para prestar auxílio de todas as formas, para amenizar as consequências de tamanha barbárie.
Em manifestação de solidariedade ao Consulado da Ucrânia em Curitiba, foi recomendado o site da Humanitas Brasil-Ucrânia, https://humanitasbrasilucrania.ong.br/hbu/, para aqueles que queiram ajudar na acolhida dos ucranianos refugiados que estão chegando ao nosso país.
É de fundamental importância que toda a comunidade contribua para o enfrentamento dos problemas que afetam a Ucrânia e acolham os refugiados que estão chegando ao nosso Estado. Desejamos o fim desse conflito e que a melhor solução diplomática seja encontrada, para que a paz possa prevalecer.”