Notícias

Observatório Interinstitucional de Direitos Humanos do TJPR recebe visita de alunos da UFPR

Legenda

OBSERVATÓRIO INTERINSTITUCIONAL DE DIREITOS HUMANOS DO TJPR RECEBE VISITA DE ALUNOS DA UFPR

Estudantes do curso de Direito conheceram a equipe do Ateliê de Inovação e trabalharam em conjunto a respeito de soluções acerca dos Direitos Humanos

Nesta segunda-feira (21/2), estudantes do curso de Direito da Universidade Federal do Paraná (UFPR) foram às dependências do Tribunal de Justiça do Estado do Paraná (TJPR) conhecer o Ateliê de Inovação e o Observatório Interinstitucional de Direitos Humanos. Os alunos fazem parte da Clínica de Direitos Humanos, Grupo de Pesquisa vinculado ao PPGD da UFPR que também realiza atividades de ensino, pesquisa e extensão na Faculdade de Direito da UFPR. 

O encontro aconteceu na Sala de Situação do Ateliê de Inovação e contou, na abertura dos trabalhos, com a presença do juiz auxiliar da Presidência do TJPR, Dr. Anderson Fogaça, que proferiu palavras de boas-vindas ao grupo, apresentando a proposta de atuação tanto do Ateliê de Inovação quanto do Observatório Interinstitucional de Direitos Humanos.  

Na ocasião, as etapas de Idealização e Protótipo foram realizadas dentro da metodologia do Design Thinking, sendo que as etapas anteriores já haviam sido realizadas de forma virtual. Agora, as equipes terão um tempo para devidos ajustes nos protótipos criados, que posteriormente serão submetidos pelos estudantes à validação dos consultores, visando a entrega final em 18 de abril.  

Como explica a Coordenadora da Clínica de Direitos Humanos da UFPR, Professora de Prática de Direitos Humanos, Taysa Schiocchet, a prática realizada pelos alunos e alunas durante essa disciplina contribui para maior conhecimento a respeito das causas de direitos humanos. "Ainda há o diferencial de adotar a metodologia clínica, que visa, de maneira objetiva, dar maior protagonismo aos alunos na resolução de problemas de impacto social. Desta forma, os alunos podem lidar com um maior grau de complexidade em casos que possam atingir um número maior de pessoas. Por isso esse ambiente de inovação é tão importante.”, conta a professora. 

Para o TJPR, por sua vez, é uma oportunidade de aproximar o judiciário da sociedade e mostrar como a inovação, na prática, traz benefícios. “Por meio das metodologias do Design Thinking, Design Sprint, por exemplo, é possível desenvolver um processo que traga um resultado para a sociedade, que de fato seja uma possibilidade de solução mais prática de se realizar”, afirma o Técnico Judiciário do TJPR, Ebio Machado. “Essa parceria só vem a somar com as outras parcerias e trabalhos que a gente vem fazendo nessa ênfase de inovação”, completa o servidor. 

 

A Clínica de Diretos Humanos da UFPR (CDH) 

A CDH da UFPR é um Grupo de Pesquisa vinculado ao PPGD da Universidade, que também realiza atividades de ensino, pesquisa e extensão na Faculdade de Direito da UFPR que atua em temática interdisciplinares em direitos humanos. A CDH/UFPR tem três eixos de atuação: o eixo temático com foco em Direitos Humanos e Novos Direitos (I); o eixo metodológico, que se ocupa de questões relacionadas à metodologia da pesquisa teórica e empírica no direito (II); e o eixo teórico, que estuda as repercussões biopolíticas sobre o direito, em perspectiva teórica, institucional e social (III). Todos os projetos buscam realizar uma atuação interdisciplinar, tendo em vista a complexidade dos temas, e isso é possível graças a parcerias que são firmadas.