Notícias

Ouvidoria do TJPR participa de evento promovido pela Controladoria-Geral da União

Foto: CGU

OUVIDORIA DO TJPR PARTICIPA DE EVENTO PROMOVIDO PELA CONTROLADORIA-GERAL DA UNIÃO

Com o intuito de buscar a melhoria contínua dos serviços públicos prestados aos cidadãos, a 4ª Semana de Ouvidoria e Acesso à Informação foi realizada no Rio de Janeiro entre os dias 13 e 16 de maio

A 4ª Semana de Ouvidoria e Acesso à Informação aconteceu entre os dias 13 e 16 de maio, no Rio de Janeiro. O evento é realizado anualmente pela Ouvidoria-Geral da União (OGU), órgão vinculado à Controladoria-Geral da União (CGU), e busca ampliar o conhecimento sobre assuntos relativos à área para a melhoria contínua dos serviços públicos prestados aos cidadãos.

A Semana reuniu centenas de pessoas - entre ouvidores e servidores que atuam na área de Acesso à Informação - de órgãos e entidades dos poderes Executivo, Judiciário e Legislativo, além de representantes de organizações da sociedade civil. Neste ano, o tema destacado foi “Uma ouvidoria.gov para um cidadão.br”. A programação incluiu assuntos como privacidade e proteção de dados; soluções de conflitos pela Internet; inovações em transparência pública e cumprimento da Lei de Acesso à Informação.

Na oportunidade, foram realizadas diversas oficinas com o objetivo de capacitar os agentes de ouvidorias em temas como classificação de documentos; tratamento de denúncias e proteção ao denunciante; assédios moral e sexual; desenho e avaliação de serviços, entre outros.

Participação

A Ouvidoria do Tribunal de Justiça do Paraná (TJPR) esteve presente no evento e destacou que foram discutidos vários assuntos importantes para o aprimoramento das relações entre o Estado e os cidadãos. “Participamos de 15 palestras e quatro oficinas e, assim, conseguimos obter um rico material sobre as dinâmicas das Ouvidorias Públicas e do Acesso à Informação no Brasil. O material das palestras e oficinas trouxeram mais elementos e informações que devem contribuir para a capacitação e a melhoria das atividades dos nossos servidores da Ouvidoria”, explicou a Desembargadora Ana Lúcia Lourenço.