Notícias

Projudi tem novas funcionalidades para auxiliar a rotina de trabalho dos magistrados


PROJUDI TEM NOVAS FUNCIONALIDADES PARA AUXILIAR A ROTINA DE TRABALHO DOS MAGISTRADOS

Dois novos sistemas estão em teste: a “Minuta Expressa” e o “Robô Larry”

No final do mês de agosto, o Tribunal de Justiça do Paraná (TJPR) iniciou os testes de dois novos sistemas que irão auxiliar os magistrados em suas rotinas de trabalho. O “Robô Larry e a “Minuta Expressa” foram integrados ao Projudi e algumas Comarcas do Estado já estão utilizando essas ferramentas.

A “Minuta Expressa” possibilita a criação ou alteração de modelos de documentos já existentes, indicando, inclusive, qual formato seria mais adequado. Nesse sistema, o magistrado e o assessor poderão deixar preestabelecidas algumas informações como, por exemplo, o tipo de movimentação e de publicação de sentença. Uma vez confeccionado o modelo, as informações anteriormente preenchidas, incluindo o texto, serão automaticamente apresentadas nos campos da “Minuta Expressa”, possibilitando a otimização dos trabalhos. O usuário também poderá modificar, a qualquer tempo, todos os campos do documento conforme a sua necessidade e a rotina de atividades.

A nova ferramenta também faz “Análise Processual Automática”, ou seja, identifica os modelos já utilizados no processo. Desta forma, permite que o magistrado tenha, de maneira sintética, os documentos que foram utilizados, garantindo, assim, celeridade no trâmite processual.

Robô Larry

O “Robô Larry” realiza buscas de processos semelhantes que estejam tramitando nas unidades judiciárias do Estado. A “Análise de Semelhança” propicia ao magistrado agrupar os processos e identifica-los por uma sigla ou nome e, com isso, sempre que houver um processo semelhante o Larry informará a existência de uma nova demanda.  

Além disso, o Larry viabiliza exportar em PDF apenas as decisões do magistrado, sem a necessidade de baixar todo o conteúdo do processo.

Inovação

Embora existam diversas iniciativas de Inteligência Artificial (IA) e automação no Brasil, o TJPR vem se destacando na inovação e no usa da tecnologia para garantir aos jurisdicionados a celeridade processual. As novas funcionalidades do Projudi estão sendo utilizadas nas Varas Cíveis de Londrina e em algumas de Curitiba. A previsão é que, em breve, elas estarão disponíveis para as demais unidades judiciais de 1° grau.

Essas iniciativas estão entre as premissas do Tribunal, do Programa de Gestão da Inovação, da Incubadora de Soluções Tecnológicas de Londrina e do Departamento de Tecnologia da Informação e Comunicação (DTIC), que vêm implantando soluções inovadoras com a colaboração de magistrados, servidores e demais departamentos do Poder Judiciário.

Acesse a base de Conhecimento da “Minuta Expressa”.