Notícias

SIGA vai dar mais agilidade ao atendimento de servidores, magistrados e advogados

Legenda

SIGA VAI DAR MAIS AGILIDADE AO ATENDIMENTO DE SERVIDORES, MAGISTRADOS E ADVOGADOS

Ferramenta implantada pelo DTIC possibilitará autoatendimento para abertura de chamados internos e externos

Será implantada, na segunda-feira (23/8), uma nova ferramenta para a abertura de chamados internos e externos no Tribunal de Justiça do Paraná (TJPR). O sistema 'Solução de Informação e Gestão de Atendimentos' (SIGA) vai substituir o 'Serviço de Atendimento ao Usuário' (SAU) para a resolução de problemas de tecnologia da informação (TI), via autoatendimento. 

A ferramenta para gerenciamento de serviços, implantada pelo Departamento de Tecnologia da Informação e Comunicação (DTIC), é uma evolução no atendimento e faz parte dos princípios da atual gestão que visam modernizar o serviço prestado pelo Judiciário. O objetivo é dar agilidade e transparência aos atendimentos oferecidos aos servidores, magistrados e advogados.  

“O setor de atendimento tem 12 servidores. Desde o início da pandemia, já foram prestados quase 70 mil atendimentos. Cerca de 70% dos chamados externos são por dificuldade de acesso aos serviços ocasionada pela falta de atualização de programas nos computadores dos usuários”, explicou o analista de sistemas do TJPR Alessio Roman Junior. 

 

Solução de Informação e Gestão de Atendimentos (SIGA)

A partir do dia 23 de agosto, será possível abrir chamados por meio do novo sistema. A plataforma permite que o usuário selecione o tipo de atendimento que precisa e comunique a dificuldade. É possível, também, anexar arquivos, como prints de telas, para demonstrar o problema. O SIGA oferece, na área de conhecimento, uma série de artigos com orientações e explicações para as principais dúvidas dos usuários.  

Para acessar o SIGA, os usuários externos necessitam de cadastro, que pode ser feito na hora da solicitação. Para tirar dúvidas sobre o cadastro de usuários externos clique aqui. 

No caso de advogados, será necessário informar o número da OAB e a Unidade Federativa (UF).

Usuário internos não precisam realizar cadastro, basta utilizar o mesmo login e senha dos demais sistemas. Nesse primeiro momento, a ferramenta poderá ser utilizada apenas para serviços de TI. Nos próximos meses, os serviços do Centro de Transporte (CETRANS) e do Departamento de Engenharia e Arquitetura (DEA) também estarão disponíveis no SIGA - apenas para usuários internos.

 

Saiba mais

A Escola Judicial do Paraná (EJUD-PR) criou um curso para utilizar o SIGA. Clique aqui para acessar.

Saiba como abrir chamados clicando aqui.  

Para acessar o SIGA, a partir do dia 23 de agosto, clique aqui.

Por Tarcísio Silveira.