Notícias

TJPR valoriza o trabalho dos estagiários


TJPR VALORIZA O TRABALHO DOS ESTAGIÁRIOS

Estudantes de ensino médio, graduação e pós-graduação somam mais de 4.500 estagiários na Justiça paranaense

No dia do estagiário, comemorado em 18 de agosto, o Tribunal de Justiça do Estado do Paraná (TJPR) homenageia e valoriza o trabalho dos estagiários no judiciário paranaense. Os 4.500 estudantes contratados pelo TJPR representam quase 1/3 da força de trabalho. São 57 estudantes de ensino médio, 3.711 de graduação e 753 alunos pós-graduação. Em 132 anos de história, o tribunal vem contribuindo para a trajetória de muitos profissionais, desde o primeiro contato com o mercado de trabalho, até o desenvolvimento de carreira, de forma acessível e inclusiva. É o caso dos estagiários com mais de 50 anos, como Luiz Jacir Zambao e Luiz Nogueira.  

Dentre as disposições legais do estagiário está o limite de idade, para ser estagiário é preciso ter, pelo menos, 16 anos, por outro lado, não há limite de idade máxima. Luiz Jacir Zambao, estagiário de graduação em Direito, ingressou no TJPR aos 56 anos. Após se recuperar de uma doença grave, precisou realizar uma transição de carreira e decidiu se matricular no curso de Direito. “Eu precisava complementar meu aprendizado na prática”, relata. “O estágio me deu esse despertar, porque você se sente útil, você trabalha. E o TJPR não olha a idade. O processo seletivo te possibilita ser reconhecido pelo seu desempenho”, completa.  

Além desses estagiários, o TJPR também contrata pessoas com necessidades especiais, jovens que vieram de unidades de acolhimento e também traz histórias de estudantes que fizeram estágio no TJPR em sua primeira graduação e voltaram como estagiários em uma nova formação. Luiz Nogueira, de 54 anos, estagiário de graduação em Direito, tem deficiência física e intelectual e atua na 4ª Vara Criminal, ele relata que a atividade melhorou sua saúde. “No meu caso, em particular, realizo tratamento psicológico há anos, e após ingressar no Tribunal, tive uma melhora monumental, chegando até a reduzir minhas medicações em 75% estando prestes a receber alta”. 

Muitos dos estagiários são pessoas que encontraram no TJPR a chance de aprender, outros podem oferecer uma melhor condição à família graças à bolsa-auxílio. Mas é sempre uma oportunidade de iniciar no mercado de trabalho e ter autonomia. “No TJPR temos profissionais colaboradores altamente qualificados. Nós não nos sentimos menos devido a alguma condição de hierarquia. Nos tratam de igual para igual e, se temos dúvidas, elas são sanadas”, conta Nogueira 

Homenagem do TJPR 

No ano em que a Justiça Togada no Paraná completa 300 anos e também os 132 anos da instituição, o tribunal vem desenvolvendo uma campanha de pertencimento. A homenagem de aniversário não é só para o TJ, mas para todos que o integram. O primeiro vídeo da campanha foi lançado exatamente para os 4.382 estagiários e estagiárias, que representam uma grande força de trabalho no tribunal.  

Esta homenagem é para vocês! 

Sobre o estágio 

A data comemorativa foi estabelecida a partir da publicação do Decreto nº 87.497/82, que regulamentou a lei existente sobre estágio, além de estabelecer regras e limites para a atividade, como a carga horária que não pode ultrapassar seis horas diárias ou 30 semanais. O estágio de estudantes é o ato educativo escolar supervisionado, desenvolvido no ambiente de trabalho, que visa à preparação para o trabalho produtivo de alunos que estejam frequentando o ensino regular em instituições de educação superior, de educação profissional, de ensino médio, da educação especial e dos anos finais do ensino fundamental, na modalidade profissional da educação de jovens e adultos. 

O TJPR contrata estagiários por meio de processos de seleção. Venha integrar a nossa equipe, acesse todas as informações no link de concursos para estágio.