Semana da Conciliação Semana da Conciliação

 

 

Semanal Nacional da Conciliação 2019

XIV Semana Nacional de Conciliação se realizará de 4 a 8 de novembro de 2019 em todo o País. A campanha em prol da conciliação, realizada anualmente pelo Conselho Nacional de Justiça desde 2006, envolve os Tribunais de Justiça, Tribunais do Trabalho e Tribunais Federais.

Como participar?

Para a Semana Nacional da Conciliação, os tribunais selecionam os processos que tenham possibilidade de acordo e intimam as partes envolvidas no conflito. Caso o cidadão ou a instituição tenha interesse em incluir o processo na Semana, deve procurar, com antecedência, o tribunal em que o caso tramita. 

As conciliações pretendidas durante a Semana são chamadas de processuais, ou seja, quando o caso já está na Justiça. No entanto, há outra forma de conciliação: a pré-processual ou informal, que ocorre antes de o processo ser instaurado e o próprio interessado busca a solução do conflito com o auxílio de conciliadores.

Lembre-se: a Conciliação é uma solução permanente! Está disponível todos os dias no tribunal. A decisão de conciliar é sua! 


Semanal Nacional da Conciliação 2015

Entre os dias 23 e 27 de novembro de 2015, acontece a X Semana Nacional da Conciliação. A Campanha, que é promovida pelo Conselho Nacional de Justiça, traz nesse ano o seguinte slogan: “O caminho mais curto para resolver seus problemas”.

 A campanha tem como objetivo propagar a pacificação social, o respeito entre as partes e a celeridade na justiça mostrando que a conciliação é a forma mais rápida e eficaz para resolução de conflitos. Durante esse período são desenvolvidas atividades concentradas no sentido de incentivar o acordo no maior número de processos possível em todos os Tribunais do País. No Paraná, a Semana Nacional da Conciliação é coordenada pelos Desembargadores Ruy Muggiati e Denise Kruger Pereira.

Podem participar da Campanha todos aqueles que tenham interesse em conciliar. Para isso, basta preencher o formulário “Quero Conciliar Semana Nacional da Conciliação 2015”. Depois da inscrição os pedidos serão encaminhados para o respectivo Juízo, que fará a análise e agendamento da audiência de conciliação. Também as empresas que tiverem interesse em indicar feitos em que haja possibilidade de acordo, poderão encaminhar informações através do endereço eletrônico: nupemec@tjpr.jus.br.

A conciliação e a mediação são sessões em que as próprias partes buscam soluções para seus conflitos, conduzidos pelo conciliador ou mediador, que atuará como um facilitador do diálogo e comunicação. Elas podem ser processuais, quando o caso já está na justiça, ou pré-processuais, quando ocorrem antes do processo ser instaurado.

Esse evento já se tornou um marco no Poder Judiciário, contudo, havendo interesse das partes, a conciliação poderá ser realizada em qualquer momento.

Para acessar o formulário “Quero Conciliar Semana Nacional da Conciliação 2015clique aqui!

 

Até o momento confirmaram participação, por meio do formulário próprio, na Semana Nacional da Conciliação - 2015 os seguintes juízos:

 

Campina Grande do Sul
Capitão Leônidas Marques
Colombo
Paranavaí
Andirá
Campo Mourão
Almirante Tamandaré
Curitiba
Sarandi
Paranaguá
Nova Esperança
Ivaiporã
Pinhais
Londrina
Paranaguá
Toledo
Maringá
Ampére
Cascavel
Castro
Cornélio Procópio
Assaí
Mallet
Irati
Apucarana
Quedas do Iguaçu
Cascavel
Pinhais
Telêmaco Borba
Sertanópolis
Palmas
Coronel Vivida
Marechal Cândido Rondon
Irati
Jandaia do Sul
Cândido de Abreu