Conheça as ações do TJ-PR em apoio ao Outubro Rosa
- TJPR
- Institucional
- Estrutura
- Comunicação
- Notícias
- Destaques
- Conheça as ações do TJ-PR em apoio ao Outubro Rosa

CONHEÇA AS AÇÕES DO TJ-PR EM APOIO AO OUTUBRO ROSA
Depois dos casos de pele não melanoma, o câncer de mama é o que tem maior incidência em mulheres
Neste mês acontece em todo o mundo a Campanha Outubro Rosa, cujo principal objetivo é conscientizar a população da importância do diagnóstico precoce do câncer de mama.
E o Tribunal de Justiça do Paraná (TJ-PR) está apoiando a causa, ao realizar entre 16 e 20 de outubro a “Semana de Prevenção ao Câncer de Mama”. Nesses dias, das 14 h às 16 h, profissionais da área da saúde estarão no Centro Médico (em Curitiba) realizando exames e explicando qual a melhor forma de prevenir a doença. Eles também passarão informações sobre a melhor a maneira de se chegar ao diagnóstico precoce.
Além disso, ao longo deste mês, serão publicadas informações sobre prevenção, sintomas, recomendações de especialistas e fatores de risco. Hoje começamos por alguns números a respeito do câncer de mama. Na semana que vem falaremos sobre os sintomas da doença.
Números sobre a doença
Segundo dados do Instituto Nacional do Câncer (Inca), depois dos casos de pele não melanoma, o câncer de mama é o que tem maior incidência em mulheres, com 25% do total de casos de neoplasia no mundo em 2012. Naquele ano foram registrados aproximadamente 1,7 milhão de casos novos. Essa é a quinta causa de morte por câncer em geral, mas a mais frequente de morte por câncer em mulheres.
E se engana quem pensa que os homens estão livres do perigo da doença. Ela também os acomete, mas não representa nem 1% do total de casos.
Ainda de acordo com o Inca, o câncer de mama é relativamente raro antes dos 35 anos, o que não exime as mulheres abaixo dessa faixa etária de tomarem os cuidados preventivos e, principalmente, o autoexame. Acima dos 35 anos, sua incidência cresce progressivamente, especialmente após os 50 anos.