Nova cúpula do Judiciário paranaense toma posse nesta sexta-feira

O presidente do Tribunal de Justiça do Paraná, desembargador Miguel Kfouri Neto, transmite seu cargo ao desembargador Clayton Coutinho de Camargo, eleito presidente da Corte de Justiça para o biênio 2013/2014, na tarde desta sexta-feira (1º/2), em solenidade com início às 17h, no 12º andar do prédio anexo do Palácio da Justiça, no Centro Cívico.

Também serão empossados os desembargadores Paulo Roberto Vasconcelos, Dulce Maria Sant'Eufêmia Cecconi, Lauro Augusto Fabrício de Melo e Eugênio Achille Grandinetti, eleitos 1º vice-presidente, 2º vice-presidente, corregedor-geral da Justiça e corregedor da Justiça, respectivamente.

O novo chefe do Judiciário, desembargador Clayton Coutinho de Camargo, chega à presidência do TJPR depois de 39 anos de carreira jurídica, sendo 21 dedicados ao Ministério Público do Paraná e 18 no Judiciário paranaense, ocupando uma vaga pelo Quinto Constitucional.

No Ministério Público Estadual, Clayton Coutinho de Camargo foi procurador de Justiça e integrou o Conselho Superior do Ministério Público. Já no Poder Judiciário, foi nomeado ao cargo de juiz do extinto Tribunal de Alçada e esteve à frente da presidência daquela Corte de fevereiro de 2002 a setembro de 2003.

 

PERFIL DA NOVA CÚPULA DO JUDICIÁRIO

Presidente

Desembargador Clayton Coutinho de Camargo

Filho do desembargador Heliantho Guimarães Camargo e Maria José Coutinho Camargo, nasceu em Curitiba (PR), em 5 de março de 1946. Formou-se pela Faculdade de Direito de Curitiba, em 1973.

Em 1974, após concurso, ingressou no Ministério Público, como promotor substituto. Exerceu o cargo nas Comarcas de Foz do Iguaçu, Campo Largo, Palmeira e Paranaguá. Foi efetivado na carreira em 1976, tendo atuado nas Comarcas de Mandaguari, Bocaiúva do Sul, Colombo, Assis Chateaubriand e Ponta Grossa. Em Curitiba, desde 1981, atuou nas 1ª e 9ª Varas Criminais e na 2ª Vara de Delitos de Trânsito. Em 1988, foi nomeado coordenador geral da Promotoria de Justiça de Defesa do Consumidor, cargo que exerceu durante oito anos.

Em 1990, foi promovido ao cargo de procurador de Justiça. Foi eleito para integrar o Conselho Superior do Ministério Público, no biênio de 1991/1992. Em abril de 1995, foi nomeado ao cargo de Juiz do Tribunal de Alçada, na vaga do Quinto Constitucional, destinada ao Ministério Público. Em fevereiro de 2002, foi eleito presidente do Tribunal de Alçada do Paraná e reeleito para o biênio 2003/2004.

Em setembro de 2003, foi promovido por merecimento ao cargo de desembargador, tomando posse no dia 16 de outubro de 2003. Eleito presidente do Tribunal de Justiça para o biênio 2013/14.

É casado com Cassiana Camargo. Pai do deputado Estadual Fábio Camargo, da juíza Vanessa Camargo e de Gabriela Camargo.

 

1º vice-presidente

Desembargador Paulo Roberto Vasconcelos

Filho de Hermógenos Vasconcelos e Dejanira Vasconcelos, nasceu em Santo Thomaz de Aquino (MG), no dia 8 de dezembro de 1947. Formou-se em Administração de Empresas pela Universidade Federal do Paraná, em 1973 e em Direito pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná, em 1975.

Possui cursos de especialização na área de Administração em Recursos Humanos; Orçamento Programa e Planejamento Governamental e na área de Direito, com curso preparatório (1ª turma) para magistrados na Escola da Magistratura do Estado do Paraná. Antes de ingressar na Magistratura, foi técnico em administração da Secretaria de Estado de Administração e exerceu advocacia no período de três anos. Em 1984, após Concurso Público para juiz substituto, exerceu suas funções nas comarcas de Guarapuava, Palmital, Pitanga, Prudentópolis, Paranaguá, Clevelândia e Guaratuba, tendo participado da instalação da comarca de Guaratuba na gestão do desembargador Armando Carneiro.

Foi juiz de Direito titular, de 1986 a 1989, na comarca de entrância inicial de Tomazina, atendendo também as comarcas de Ibaiti e Wenceslau Braz. Foi promovido para comarca de entrância intermediária de Foz do Iguaçu, em 1989, na qual, exerceu o cargo de titular junto à 2ª Vara Criminal e à 3ª Vara Cível. Em 1992 foi promovido para mesma comarca, já como entrância final. No final do ano de 1996 foi removido para o cargo de juiz de Direito Substituto em Segundo Grau.

Em fevereiro de 2002 foi promovido ao cargo de juiz de Alçada. Em 3 de fevereiro de 2005 foi promovido ao cargo de desembargador do Tribunal de Justiça do Paraná.

Foi presidente da Associação dos Magistrados do Paraná (gestão 06/07). Eleito 1º vice-presidente do TJPR para o biênio 2013/14.

Casado com Maria do Rocio Salmon Vasconcelos e tem três filhos: Paulo Roberto, Cláudia Maria e Thiago Roberto.

 

2º vice-presidente

Desembargadora Dulce Maria Sant'Eufemia Cecconi

Filha de Frederico Dante Santa Eufêmia e Berenice de Mello Santa Eufêmia, nasceu em São Paulo (SP), no dia 9 de agosto de 1944. Formou-se pela Faculdade de Direito da Universidade Federal do Paraná, em 1968.

Em 1970, após Concurso, assumiu o cargo de juiz substituto na comarca de Nova Esperança. Em 1973, após prestar concurso para juiz de Direito, exerceu suas funções nas comarcas de Ipiranga, Mandaguari, Ivaiporã (juiz titular da Vara Criminal, Menores, Família, Registros Públicos e Corregedoria do Foro Extrajudicial e, posteriormente, da Vara Cível) e Maringá (direção do Fórum 1991/1992).

Em maio de 1995, foi promovida ao cargo de juiz do Tribunal de Alçada. Exerceu o Magistério lecionando as disciplinas de Deontologia do Magistrado e Técnica Estrutural da Sentença, na Escola da Magistratura de Maringá. Promovida por antiguidade ao cargo de desembargador do Tribunal de Justiça do Paraná em 13 de agosto de 2004. Eleita 2ª vice-presidente do TJ para o biênio 2013/14.

É casada com Clóvis Cecconi e tem um filho: Rafael.

 

Corregedor geral

Desembargador Lauro Augusto Fabrício de Melo

Filho do desembargador Lauro Fabrício de Melo Pinto e Maria de Lourdes Fabrício de Melo, nasceu em Guarapuava (PR), no dia 12 de outubro de 1944. Formou-se pela Faculdade de Direito de Curitiba, em 1968.

Exerceu os cargos de oficial judiciário, auditor e secretário do Tribunal Regional Eleitoral; assessor jurídico da presidência do Tribunal de Justiça; assessor jurídico-administrativo do gabinete do secretário do Tribunal de Justiça e chefe de gabinete do secretário de Interior e Justiça.

Ingressou na Magistratura, em 1977, após Concurso Público. Exerceu suas funções nas comarcas de São Miguel do Iguaçu (serviço eleitoral e Direção do Fórum), Mandaguari (juiz eleitoral e diretor do Fórum), Foz do Iguaçu (auxiliar, titular da 1ª e 2ª Varas Cíveis, juiz eleitoral e diretor do Fórum), Ponta Grossa (substituto, titular da 2ª Vara Cível, juiz da 15ª Zona Eleitoral e diretor do Fórum) e Curitiba.

Na Capital, exerceu suas funções junto à 1ª e 3ª Zonas Eleitorais e à 14ª Vara Cível. Integrou o TRE, substituiu no Tribunal de Alçada, foi indicado pelo Órgão Especial do Tribunal de Justiça, por unanimidade, ao cargo efetivo do TRE e foi juiz auxiliar da Presidência do Tribunal de Justiça. Em 1995 foi removido ao cargo de juiz de Direito substituto em 2º Grau.

Em 24 de setembro de 1996 foi promovido ao Tribunal de Alçada. Promovido por merecimento ao cargo de desembargador do Tribunal de Justiça do Paraná em 13 de agosto de 2004.

Eleito em 19/11/2010 para o cargo de corregedor do TJPR. Biênio 2011/12. Eleito corregedor- geral da Justiça para o biênio 2013/14.

Casado com Vânia Elizabeth Cherem Fabrício de Melo e tem três filhos: Simone, Lauro Augusto e Fernando Augusto.

 

Corregedor da Justiça

Desembargador Eugênio Achille Grandinetti

Nascido em Curitiba (PR), em 9 de janeiro de 1952, é filho de Eugênio Osvaldo Grandinetti e Zoe Camargo Grandinetti. Formado em Direito pela Universidade Federal do Paraná, em dezembro de 1975.

Foi advogado da Associação dos Servidores Públicos do Estado do Paraná, de fevereiro de 1976 a dezembro de 1980. Em 15 de dezembro de 1980, foi aprovado em Concurso Público de juiz substituto tendo sido designado para a comarca da Lapa, e atendeu as comarcas de São Mateus do Sul e São João do Triunfo. Em abril de 1981, foi removido para a comarca de Campo Largo e, no mesmo ano, foi designado para atender a 8ª Vara Cível da Capital. Posteriormente, foi designado para atender a 1ª Vara Criminal de Acidentes de Trânsito e a 8ª Vara Cível de Curitiba. Em julho deste ano, atendeu a comarca de Palmeira e as 1ª e 2ª Varas Criminais de Ponta Grossa.

Em junho de 1981 foi promovido como juiz de Direito para a comarca de Capanema, onde permaneceu até junho de 1983, quando foi removido por merecimento para a comarca de Prudentópolis. Em 1985 foi removido por merecimento para a comarca de Rio Branco do Sul, e em 1986 foi designado para atender a comarca de Piraquara, para a qual foi promovido por merecimento. Em setembro de 1991 foi promovido por merecimento para a comarca de Curitiba, tendo exercido suas funções nas 1ª e 2ª Varas de Família e na 3ª Vara Cível. Em 1994, foi promovido por merecimento para a 1ª Vara de Execuções Penais desta Capital. Em setembro de 1995, foi removido para o cargo de juiz de Direito substituto em 2º Grau, tendo atuado nas 2ª e 3ª Câmaras Cíveis, e em fevereiro de 2002 foi designado para atuar na 4ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça.

Em abril de 2002 foi promovido ao cargo de juiz do Tribunal de Alçada do Paraná. Em 3 de fevereiro de 2005 foi promovido ao cargo de desembargador do Tribunal de Justiça do Paraná. Eleito corregedor da Justiça para o biênio 2013/14.

Casado com Cristina Helena Grandinetti tem 3 filhos: Eugênio, Alexandre e Adriana.