Rolê Cívico leva crianças e adolescentes de abrigo para aulas de skate


ROLÊ CÍVICO LEVA CRIANÇAS E ADOLESCENTES DE ABRIGO PARA AULAS DE SKATE

A parceria pretende incentivar a prática do esporte ao público jovem

Na última quarta-feira (15/12), o ônibus da Justiça Itinerante do Tribunal de Justiça do Paraná (TJPR) levou as crianças de uma casa abrigo de Curitiba para um dia de recreação. Dezenas de crianças foram recebidas em uma pista de skate particular e tiveram aulas com atletas renomados do esporte. Quase vinte crianças estiveram presentes para aprender o passo a passo do esporte que ganhou visibilidade nas Olimpíadas. 

“Eu acho muito importante poder trazer um pouco desse estilo de vida, desse esporte, dessa integração para crianças que necessitam mesmo de um espaço que elas possam brincar de uma maneira saudável e segura. É algo muito especial e muito satisfatório para mim.”, diz o professor Luigi Cini, skatista profissional. 

A integração veio em bom momento, após meses de isolamento social. As crianças estão retiradas do convívio familiar temporariamente ou de forma definitiva. O atendimento por parte do projeto que atende crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade permite a criação de memórias e sonhos. 

“Pode ter certeza que faz a diferença. Eles se sentem importantes. Às vezes as crianças falam que ‘na escola todo mundo tem tal coisa’ e é ótimo quando eles podem ter acesso a essas coisas também. Eles ficam muito felizes.”, conta a cuidadora Maria Ruth Da Silva Ribeiro.  

O Rolê Cívico fez diversas ações durante o ano, promovendo a aproximação da população ao Judiciário, e incentivando atividades culturais. Estudantes de Ponta Grossa, por exemplo, visitaram recentemente a exposição OSGÊMEOS, no Museu Oscar Niemeyer, em Curitiba, dentre outros passeios em exposições e museus. Agora, o projeto do TJPR aposta no incentivo à prática do esporte e à coletividade. 

“É um processo de inclusão social das crianças que estão em situação de vulnerabilidade e precisam de apoio institucional, e o TJPR participa com o propósito de desenvolvimento humano, para que esses jovens consigam desenvolver as aptidões e o sentimento de pertencimento.”, afirma o Presidente do TJPR, Desembargador José Laurindo de Souza Netto.