TJPR apresenta o Robô Larry no I Simpósio Poder Judiciário e Inteligência Artificial


TJPR APRESENTA O ROBÔ LARRY NO I SIMPÓSIO PODER JUDICIÁRIO E INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL

O evento reuniu instituições jurídicas de todo o país para debater soluções tecnológicas no âmbito do Direito

Nos dias 23 e 24 de junho, foi realizado o “I Simpósio Poder Judiciário e Inteligência Artificial: Aplicações Práticas”, uma iniciativa do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE) em parceria com a Escola Superior da Magistratura do Ceará (Esmec). Na sexta-feira (24/6), o Tribunal de Justiça do Paraná (TJPR) deu início às apresentações de sistemas e mostrou o Robô Larry, uma ferramenta desenvolvida pela Corte paranaense. 

O simpósio reuniu instituições públicas e privadas em Fortaleza para compartilhar tecnologias e soluções tecnológicas que beneficiam a prestação jurisdicional. “É extremamente salutar um evento como esse, pois é possível discutir problemas comuns a todas as cortes do país e colaborar com outras instituições”, conta o analista de sistema do TJPR Miguel Angelo de Barros Moutinho Neto. 

Foram mais de dez painéis apresentando ferramentas de todo o país, e palestras com especialistas da área de inteligência artificial, que trouxeram uma perspectiva acadêmica para o assunto. “É muito legal para quem está envolvido com tecnologia ter essa oportunidade de ouvir, opinar e sugerir a respeito de outros projetos”, conclui o servidor. 

Os servidores Miguel Angelo de Barros Moutinho Neto e Ronaldo Ferreira de Almeida, do Departamento de Tecnologia da Informação e Comunicação (DTIC) do TJPR, apresentaram o Robô Larry, fruto do trabalho do departamento, no simpósio. Ampliar a eficiência do Judiciário paranaense e incentivar a inovação são destaques da Gestão do TJPR, que apoiou a ação.  

Saiba mais sobre as ferramentas apresentadas no evento no podcast do TJCE: 

 

Robô Larry 

O “Robô Larry” realiza buscas de processos semelhantes que estejam tramitando nas unidades judiciárias do Estado. A “Análise de Semelhança” propicia ao magistrado agrupar os processos e identifica-los por uma sigla ou nome e, com isso, sempre que houver um processo semelhante o Larry informará a existência de uma nova demanda.  Além disso, o Larry viabiliza exportar em PDF apenas as decisões do magistrado, sem a necessidade de baixar todo o conteúdo do processo. 

 

Presenças 

Participaram do simpósio representantes do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), do Supremo Tribunal de Justiça (STJ), do Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4), do Tribunal Regional Federal da 3ª Região (TRF3), do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE), do Tribunal de Justiça de Goiás (TJGO), do Tribunal de Justiça da Rondônia (TJRO), do Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJSC), do Tribunal de Justiça do Distrito Federal (TJDFT), do Banco Interamericano de Desenvolvimento por Videoconferência (BID) e do Grupo Positivo.