Toledo ganha novo Fórum
- TJPR
- Institucional
- Estrutura
- Comunicação
- Notícias
- Destaques
- Toledo ganha novo Fórum
Na tarde de ontem (3/12) foi realizada a entrega pelo TJPR das novas instalações do Fórum de Toledo, que recebe o nome de Juiz Vilson Balão, no mesmo ano em que a Comarca comemora 60 anos. A solenidade de inauguração foi no novo Plenário do Tribunal do Júri e contou com a presença do Presidente do TJPR, Guilherme Luiz Gomes; do 2º Vice-Presidente, Desembargador Fernando Wolff Bodziak; do Corregedor-Geral da Justiça, Desembargador Eugênio Achille Grandinetti; do Corregedor da Justiça, Robson Marques Cury; do Presidente da Comissão Permanente de Obras, Desembargador Miguel Thomaz Pessoa Filho; do Juiz Diretor do Fórum, Bianor Bottega, entre outras autoridades, servidores e convidados.
Segundo o Juiz Diretor do Fórum, a nova estrutura dará maior conforto e comodidade a todos aqueles que desempenham a sagra missão de distribuir a justiça, sejam Juízes de Direito, Promotores de Justiça, Advogados e Servidores. "Diante disso, é preciso ressaltar que em nosso país, apesar das dificuldades estruturais e orçamentárias, e em que pese a existência de uma legislação processual que demanda profundos reparos, a Justiça de um modo geral, vem cumprindo seu mister com dignidade e galhardia. Por isso as críticas apressadas, injustas e irresponsáveis ao Poder Judiciário, partem daqueles a quem não interessa a preservação do Estado democrático de direito, pautado, mormente na liberdade, pois esta, mais uma vez no dizer do grande Ruy Barbosa ‘não é um luxo dos tempos de bonança; é, sobretudo, o maior elemento de estabilidade das instituições'", destacou o juiz.
"Com certeza, esta obra é também um reconhecimento do Tribunal de Justiça à pujança da cidade de Toledo e sua grande importância no cenário sócio, econômico e político paranaense. Hoje o município de Toledo, é, sem sombra de dúvidas, um referencial de progresso e equilíbrio social e econômico no Estado do Paraná", complementou o magistrado agradecendo a todos que colaboraram para a construção da grandiosa obra, desde o ex-presidente do TJ Miguel Kfouri Neto, a cúpula diretiva atual, engenheiros e arquitetos do DEA, servidores e a construtora responsável.
O novo Fórum, moderno e com acessibilidade, possui 6 pavimentos, mais garagem no subsolo, totalizando uma área construída de 6.700,00 m². A pavimentação externa é em paver, elemento que ajuda na drenagem das aguas pluviais. O prédio conta com rampas de acessibilidade conforme os padrões vigentes nas normas, escadas e elevadores. Com acessos independentes para o público, funcionários e réu, o novo prédio foi projetado pensando no futuro, visando à acomodação de novas varas.
O Fórum teve o projeto arquitetônico desenvolvido pelo Departamento de Engenharia e Arquitetura (DEA) do Tribunal de Justiça do Estado do Paraná, idealizado pela arquiteta Célia Reback e teve como fiscal de obra a engenheira Regina Maria Castro Grein.
(Foto: Gazeta de Toledo e Carlos Rodrigues)