Varas Cíveis de Curitiba passam a operar a partir de hoje (8) somente por meio do Projudi

A partir de hoje (8/10) as Varas Cíveis de Curitiba passam a operar somente por meio do Sistema Processual Eletrônico (Projudi) para os processos novos. A medida observa as disposições da Lei Federal nº 11.419/2006, Resolução nº 03/2009 do Órgão Especial do Tribunal de Justiça e o Provimento nº 223 da Corregedoria-Geral da Justiça.

A instalação leva em conta as diretrizes estabelecidas pelo presidente do Tribunal de Justiça, desembargador Miguel Kfouri Neto, em implantar o (Projudi) em todas as Varas Cíveis e da Fazenda Pública do Estado.

A meta até o final do ano de 2012 é a instalação do Projudi em todo o Paraná, alcançando todas as competências existentes, facilitando a tramitação dos processos. Atualmente, contamos com as competências do Juizado Especial Cível, Juizado Especial Criminal, Juizado Especial da Fazenda Pública, Vara de Família, Infância e Juventude (Cível e Infracional), Turmas Recursais, Varas da Fazenda Pública, Vara Cível, Registros Públicos e Acidentes de Trabalho, operando com processos eletrônicos, em todas as Comarcas.

O supervisor geral de Informática e Comunicação, juiz Gil Francisco de Paula Xavier Fernandes Guerra, explica que a instalação do Projudi nas Varas Cíveis de Curitiba envolveu o treinamento de aproximadamente 500 funcionários. "O Projudi traz ao Poder Judiciário do Paraná, inúmeras vantagens, desde a celeridade na tramitação processual, até o aumento da transparência nas consultas", afirma o magistrado.