Dia Nacional da Mulher


DIA NACIONAL DA MULHER

30 de abril celebra a presença inestimável da mulher em todos os setores da sociedade

Nesta terça-feira (30/4) é comemorado o Dia Nacional da Mulher. A data foi instituída pela Lei Federal nº 6.791, de 1980. Ela tem como referência o dia do nascimento de Jerônima Mesquita - ativista pioneira na luta pelos direitos das mulheres e uma das responsáveis pela fundação, em 1922, da Federação Brasileira pelo Progresso Feminino. Nascida no dia 30 de abril de 1880, em Leopoldina (MG), Jêronima atuou no movimento sufragista, em 1932, e se destacou na luta pelo direito ao voto feminino no Brasil.

O texto do projeto de lei afirma que "a instituição do Dia Nacional da Mulher serve como marco do reconhecimento de todo o ser humano pela presença inestimável da mulher em todos os setores da atividade humana".

Dados sobre a violência contra a mulher

Um levantamento nacional, com base em dados dos 26 Estados e do Distrito Federal, constatou que, no ano passado, 4.254 mulheres foram assassinadas no país. Uma pesquisa encomendada pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública (FBSP) revelou que, em 2018, cerca de 1,6 milhão de mulheres foram espancadas no Brasil, enquanto 22 milhões de brasileiras sofreram algum tipo de assédio. Mais da metade das mulheres (52%) não denunciou o agressor.

Não se cale diante de uma violência! Denuncie – Disque 180!