Presidente do TJPR prestigia solenidade de posse da nova diretoria da OAB Paraná

Legenda

PRESIDENTE DO TJPR PRESTIGIA SOLENIDADE DE POSSE DA NOVA DIRETORIA DA OAB PARANÁ

Em cerimônia realizada no Teatro Positivo, a nova diretoria da OAB Paraná tomou posse na noite desta terça-feira (19/1). O advogado José Augusto Araújo de Noronha assumiu a presidência da instituição para o triênio 2016/ 2018, no lugar de Juliano Breda. A solenidade de posse contou com a presença de diversas autoridades, entre elas o Presidente do Tribunal de Justiça do Paraná (TJPR), Desembargador Paulo Roberto Vasconcelos.

Na ocasião, Vasconcelos destacou o bom relacionamento que tem pautado as relações do tribunal e da Seccional. “Nos últimos tempos o TJ tem procurado se aproximar da diretoria da OAB. Hoje vivemos num mar de rosas em termos de entendimento, compreensão e de cooperação mútua”, disse.

O presidente do TJPR também ressaltou o importante papel da OAB perante a sociedade. “A Ordem deve captar a vontade popular no sentido de sempre dar apoio à população, fazer valer os direitos humanos”, afirmou Vasconcelos.

Em seu discurso, o novo presidente da Seccional, José Augusto Araújo de Noronha, garantiu empenho para honrar a confiança depositada por milhares de advogados paranaenses. “O momento que vivemos é de grandes tormentas. Não desconheço o tamanho das lutas, das responsabilidades, do trabalho e da dedicação que serão necessários nos próximos três anos, mas também conheço o tamanho da confiança depositada em todos nós”, disse. 

“Queremos uma OAB para os advogados e para a sociedade. Esse foi o compromisso que assumimos. Recebemos o pedido para que a OAB continue protagonista, exercendo um papel de destaque neste momento grave de crise política, para que o nosso país encontre o caminho democrático e saia dessa lassidão em que se encontra”, afirmou Noronha.  

O ex-presidente da Seccional, agora conselheiro federal, Juliano Breda, destacou em seu discurso as ações e conquistas da advocacia nos últimos três anos como os lançamentos de obras jurídicas comentadas; a realização de cursos da Escola Superior de Advocacia em todas as 47 subseções; a construção de novas sedes; a luta intensa em defesa das prerrogativas; as ações de valorização da advocacia, como a fixação do piso ético para advocacia iniciante; as relações institucionais com os poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, além das conquistas nacionais em benefício dos advogados, a exemplo do Simples Nacional, a premiação em Direitos Humanos do projeto OAB Cidadania, a aprovação da lei que obriga a presença de advogados em inquéritos e investigações - proposta formalizada por Breda e apresentada ao presidente do Conselho Federal da OAB – e a aprovação da lei da advocacia dativa pela Assembleia Legislativa do Paraná, entre outras.

“A Ordem não atua pautada por interesses políticos, pessoais ou econômicos. No Paraná, na missão de defender a democracia e a ordem constitucional, agimos com inegável independência e muitas vezes discordamos. Mas as críticas republicanas foram compreendidas e em nenhum momento perdemos a capacidade de diálogo”, afirmou Breda. “Espero ter honrado os mais de 50 mil advogados nos últimos três anos”, finalizou Juliano Breda desejando boa sorte aos novos dirigentes. 

A solenidade foi prestigiada por autoridades como o Ministro do Supremo Tribunal Federal, Luiz Edson Fachin; o futuro Presidente do Conselho Federal da OAB, Claudio Lamachia; o Governador Beto Richa e o Prefeito Gustavo Fruet.

Também foram empossados os diretores Airton Martins Molina (vice-presidente), Marilena Indira Winter (secretária-geral), Alexandre Hellender de Quadros (secretário-geral adjunto) e Fabiano Augusto Piazza Baracat (tesoureiro), além dos conselheiros estaduais, presidentes das 47 subseções da Ordem no estado e diretores da Caixa de Assistência dos Advogados do Paraná (CAA/PR).

A CAA/PR tem como Presidente o advogado Artur Humberto Piancastelli. Também compõem a diretoria a advogada Daniela Ballão Ernlund (vice-presidente), Marcia Helena Bader Maluf Heisler (secretária-geral), Paulo Giovani Fornazari (secretário-geral adjunto), Alessandro Panasolo (tesoureiro), e os diretores Julia Gladis Lacerda Arruda, Iolanda Maria Gomes, José Carlos Dias Neto, Fernando Estevão Deneka e Luciana Carneiro de Lara.

A cerimônia contou ainda com a presença de ex-presidentes da Seccional Paranaense, do Presidente do Tribunal Regional do Trabalho da 9ª Região (TRT9), Arnor Lima Neto; o Procurador-geral do Estado do Paraná Paulo Sergio Rosso; o Vice-presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR) Desembargador, Fernando Tomasi Keppen; o Procurador de Justiça, Olympio de Sá Sotto Maior, representando o Ministério Público do Paraná (MP-PR); o Secretário da Justiça do Paraná, Leonildo de Souza Grota; o Defensor público-geral do Estado Sérgio Roberto Parigot de Souza; o Presidente da OAB-SP, Marcos da Costa, além de outras autoridades do judiciário. (com Assessoria de Imprensa da OAB Paraná e fotos de Bebel Ritzmann)