Presidente do TJPR recebe medalha da Ordem do Mérito Judiciário do TJPA

Legenda

Presidente do TJPR recebe medalha da Ordem do Mérito Judiciário do TJPA

Qui, 03 dez 2015 13:23:22 +0000

O Presidente do Tribunal de Justiça do Estado do Paraná (TJPR), Desembargador Paulo Roberto Vasconcelos, foi condecorado na quarta-feira (3/12), com a medalha da Ordem do Mérito Judiciário do Tribunal de Justiça do Pará (TJPA), no grau Grã-Cruz.

A Ordem do Mérito Judiciário, a mais importante comenda do Poder Judiciário, foi entregue a 111 personalidades civis e militares. A insígnia reconhece seus homenageados pela excepcional compostura profissional e técnica no desempenho de suas funções.

A solenidade foi conduzida pelo Presidente do TJPA Desembargador Constantino Augusto Guerreiro, na Igreja de Santo Alexandre, em Belém. Ao fazer uso da palavra, o Presidente destacou que o reconhecimento do TJPA junto aos agraciados reflete, sobretudo, a dignidade e os bons exemplos transmitidos por eles. "O simbolismo da Medalha do Mérito Judiciário consigna os predicados pessoais e funcionais que referendam a honraria, cultivados no comportamento familiar, nas relações interpessoais e nas atividades empresariais. São sinônimos dos mais gratos valores que enobrecem e valorizam uma sociedade, e se devem propagar pelos círculos sociais de que se participe e pelas áreas das respectivas influências dos agraciados. Demonstra, principalmente, que os bons exemplos sempre terão a faculdade de frutificar, multiplicando seus efeitos benéficos onde quer que se façam presentes suas práticas em prol do bem comum".

Representando todos os agraciados, o Presidente do Tribunal de Justiça do Paraná (TJPR), Desembargador Paulo Roberto Vasconcelos, afirmou que o papel do Judiciário no Brasil, especialmente no momento político e econômico que o País atravessa, é cada vez mais relevante. “Os nosso Poder Executivo está em uma situação muito difícil. O Poder Judiciário é, hoje, o poder que se destaca na competência e na moralidade. É onde o povo pode assegurar os seus direitos em última instância. É aqui que todos nós vamos ter a palavra final sobre os nossos direitos", disse o magistrado. Ele enfatizou que, neste contexto, o Poder Judiciário “tem o papel decisivo para a garantia dos direitos dos cidadãos, do estado democrático e da soberania nacional”.

A cerimônia, que lotou a Igreja de Santo Alexandre, contou com a presença dos Desembargadores Milton Augusto de Brito Nobre, Presidente do Conselho dos Tribunais de Justiça, Vânia Lúcia da Silveira, Vania Fortes Bitar, Leonardo de Noronha Tavares, Marneide Trindade Pereira Merabet, Célia Regina de Lima Pinheiro, Leonam Gondim da Cruz Júnior, Ronaldo Marques Valle, Vera Araújo de Souza, além de outros magistrados, servidores e membros do corpo diretivo do TJPA.

No grau Grã-Cruz também foram agraciados a Vice-Presidente do Superior Tribunal de Justiça, Ministra Laurita Hilário Vaz; o Presidente do Tribunal de Justiça de Pernambuco, Desembargador Frederico Ricardo de Almeida Neves; o Presidente do Tribunal de Justiça de São Paulo, Desembargador José Renato Nalini; a Presidente da Comissão de Acesso à Justiça e Cidadania do CNJ, Morgana de Almeida Richa e, a Assembleia Legislativa do Pará.

Medalhas

Instituída pela Resolução nº 008/2005, de 01 de junho de 2005, a insígnia é outorgada por decisão unânime dos membros do Conselho da Ordem do Mérito Judiciário Paraense. Os graus que compõem a Ordem são: Grã-Cruz, Grande Oficial TJPA, Comendador, Oficial e Cavaleiro.

 

Com Coordenadoria de Imprensa TJPA

 Fotos – Ricardo Lima TJPA