TJPR entrega doação de material em prol da saúde da mulher


TJPR ENTREGA DOAÇÃO DE MATERIAL EM PROL DA SAÚDE DA MULHER

Mais de 37 mil itens de higiene arrecadados em campanha foram entregues em cerimônia realizada no Tribunal

O Tribunal de Justiça do Estado do Paraná (TJPR), por meio da Coordenadoria Estadual da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar (Cevid), em parceria com a organização não- governamental Elos Invisíveis, promoveu uma Campanha de Arrecadação de Itens de Higiene Íntima em prol da Saúde da Mulher. Os 37.118 itens arrecadados foram entregues em cerimônia realizada na manhã de terça-feira (30/04), com a presença de diversas autoridades comprometidas em dar visibilidade ao problema da pobreza menstrual e da saúde entre as mulheres em vulnerabilidade social. “Essa é uma ação de grande repercussão e que conta com nosso efetivo apoio”, ressaltou o presidente do TJPR, desembargador Luiz Fernando Tomasi Keppen, parabenizando todos os servidores que colaboraram.  

Os itens arrecadados na campanha foram absorventes, sabonetes, sabonetes íntimos, lenços umedecidos, cremes dentais, entre outros, que serão doados para as comunidades carentes em Curitiba e na Região Metropolitana atendidas pela equipe do Elos Invisíveis. “Nós não pretendemos resolver todos os problemas, mas é uma forma de sensibilizar mostrando a importância dessa ação”, explicou a desembargadora Ana Lúcia Lourenço, coordenadora da Cevid. “Nós estamos atentos também ao drama da violência política de gênero”, frisou o desembargador Sigurd Roberto Bengtsson, presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Paraná.

Arrecadação foi realizada em vários prédios do TJPR

Durante algumas ações desenvolvidas em bairros da capital paranaense foram identificadas situações que exigem uma atuação conjunta e coordenada de órgãos públicos, privados e do terceiro setor, relacionadas ao enfrentamento da violência doméstica e da pobreza menstrual. Diante disso, em 2022, foi criada a campanha de arrecadação em parceria com o grupo Elos Invisíveis. Nas duas edições anteriores, a iniciativa arrecadou cerca de 20 mil itens. A arrecadação foi realizada em diversos prédios do TJPR: no Palácio de Justiça, no prédio Anexo e no prédio da Rua Mauá; no Fórum Criminal de Curitiba; no Fórum Cível I e II de Curitiba; nos fóruns descentralizados de Curitiba; no Fórum da Família, da Criança e do Adolescente de Curitiba; e nos fóruns criminais da Região Metropolitana.

A campanha acontece em março, mês escolhido em alusão ao Dia Internacional da Mulher e à Semana Nacional da Justiça pela Paz em Casa. O objetivo de todas as entidades envolvidas é promover a dignidade da pessoa humana, a construção de uma sociedade justa e solidária e a redução das desigualdades sociais e regionais. “Nós queremos que todas as mulheres possam viver livres e sem violência, e ações como essa contribuem para isso”, afirmou a secretária de Estado da Mulher, Igualdade Social e Pessoa Idosa, Leandre dal Ponte.

Parceira com Elos Invisíveis e Retalhos e Nós

A instituição Elos Invisíveis, que recebeu a doação da campanha do TJPR, é uma organização social sem fins lucrativos, sediada em Curitiba, que leva educação em direitos humanos para pessoas em situação de vulnerabilidade social, residentes em comunidades carentes do Paraná. O coletivo atua em 13 comunidades de Curitiba e Região Metropolitana, além de dois municípios do litoral e, atualmente, desenvolve os seguintes programas: inserção de jovens no mercado de trabalho; combate à fome; combate à violência doméstica e pobreza menstrual; enfrentamento ao abuso e exploração sexual infantil; clubinhos de leitura; e oficinas de fotografia. “Eu vou sair daqui renovada e com muito mais esperança graças a esse gesto simbólico do Tribunal”, agradeceu a advogada Viviane Vicentin, coordenadora da Elos Invisíveis.

Também participaram da cerimônia a ouvidora da mulher do Tribunal Regional do Trabalho da 9ª Região, desembargadora Thereza Cristina Gosdal; a procuradora de Justiça, Terezinha de Jesus de Souza Signorini, representando o Ministério Público do Estado do Paraná; o 1º subdefensor-público geral do Estado do Paraná, Bruno Muller Silva; a coordenadora de Promoção da Equidade de Gênero do Grupo de Trabalho da diretoria da Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB) Mulheres, Franciele Narciza Martins de Paula Santos, entre outras autoridades. O evento foi finalizado com a entrega de bolsas para acondicionar os itens dos kits de higiene produzidas pela organização não- governamental Retalhos e Nós e com a palestra da juíza Maria de Lourdes de Araújo, da Comarca de Paranavaí, sobre o tema “Dignidade Menstrual”.

Descrição da imagem de capa: Autoridades presentes na cerimônia de entrega de doação de pé diante de mural onde está escrito “Campanha Saúde da Mulher”