A audiência pública será realizada de forma híbrida no dia 30 de setembro, das 15h às 17h

Biblioteca Hugo Simas recebe doação de acervo histórico

Legenda

BIBLIOTECA HUGO SIMAS RECEBE DOAÇÃO DE ACERVO HISTÓRICO

Obras pertenciam à família de Marins Alves de Camargo

 A Biblioteca Hugo Simas, do Tribunal de Justiça do Estado do Paraná (TJPR), recebeu a doação de cerca de 500 itens, pertencente à família de Marins Alves de Camargo. O acervo é composto de obras literárias, diários e registros históricos do Paraná, que agora estarão disponíveis para pesquisa e consulta pública.

“É um momento de muita alegria, para nós do Tribunal, receber essa biblioteca do doutor Marins Alves de Camargo. É uma grande responsabilidade, pois a família escolheu exatamente o Tribunal de Justiça para receber essa doação, para que possamos conservá-la e cuidar bem dela, e para que ela possa ter uma grande destinação”, afirmou o diretor-geral da Escola Judicial do Paraná (Ejud-PR), desembargador Ramon de Medeiros Nogueira.

“É uma alegria enorme, um orgulho enorme do meu avô. Essa é a ideia de coisas célebres e boas, que seja dividido com todos, porque ficar com coisas importantes dentro de casa, não diz nada”, ressaltou a neta de Marins Alves, Josette Maria Hauer.

Marins Alves de Camargo nasceu em 1882 e atuou como promotor público de Curitiba, secretário de Estado, deputado estadual, senador e vice-presidente do Estado. Foi um dos fundadores da Universidade Federal do Paraná (UFPR), onde ocupou a cátedra de Direito Internacional Público da Faculdade de Direito. Dentro do seu acervo, estão obras raras com registros importantes dos poderes Executivo e Judiciário.

“Tem vários relatórios que são do governador da época, algumas informações que se referem ao Poder Judiciário, a história das comarcas e divisões territoriais. Arquivos muito importantes para as nossas pesquisas e, portanto, vai ser de grande valia para o Tribunal”, destacou a bibliotecária Ana Zeschotko.

Durante a solenidade de doação, fizeram parte do dispositivo de autoridades: o diretor-geral da Ejud-PR, desembargador Ramon de Medeiros Nogueira; o ouvidor-geral do TJPR, desembargador Fernando Ferreira de Morais; a desembargadora Regina Helena Afonso de Oliveira Portes; e os familiares de Marins Alves de Camargo, Norma Camargo e Marins Alves de Camargo Neto.