Inscrições abertas para o 15º Encontro de Preparação Online para Pretendentes à Adoção Comarca de Marilândia do Sul inaugura Casa Lar São Bento
- TJPR
- Institucional
- Estrutura
- Comunicação
- Notícias
- Destaques
- Comarca de Marilândia do Sul inaugura Casa Lar São Bento
INSCRIÇÕES ABERTAS PARA O 15º ENCONTRO DE PREPARAÇÃO ONLINE PARA PRETENDENTES À ADOÇÃO
Até o dia 08/10 é possível se inscrever para participar da formação, aberta a interessados de todo o país
Entre os dias 8 e 29 de outubro, acontece o 15º Encontro de Preparação Online para Pretendentes à Adoção. O evento é realizado pelo Tribunal de Justiça do Estado do Paraná (TJPR), por meio do Conselho de Supervisão dos Juízos da Infância e da Juventude, da Coordenadoria da Infância e da Juventude (Consij/CIJ) e da Escola Judicial do Paraná (Ejud-PR). Podem participar pretendentes à adoção de todo o país e, também, residentes no exterior. A inscrição é gratuita e realizada pela internet. O prazo para matrícula na formação se encerra no dia 08/10.
As inscrições e a certificação para o curso são individuais. Casais pretendentes à adoção devem realizar separadamente para cada membro da relação.
Os módulos ao vivo do curso ocorrerão às terças-feiras (dias 08, 15, 22 e 29/10). O curso exigirá do participante o comparecimento em 100% das atividades e ao menos 75% de aproveitamento na avaliação final para a obtenção do certificado. O registro de presenças ocorrerá durante as aulas ao vivo. Ao final da formação, haverá uma atividade avaliativa.
Descrição da imagem de capa: Logotipo do Encontro de Preparação Online para Pretendentes à Adoção, composto por pictogramas estilizados representando uma família.

COMARCA DE MARILÂNDIA DO SUL INAUGURA CASA LAR SÃO BENTO
Em parceria com o MP, a Casa irá acolher crianças e adolescentes, de 0 a 18 anos, em situação de vulnerabilidade de quatro municípios da região
A comarca de Marilândia do Sul, do Tribunal de Justiça do Estado do Paraná (TJPR), inaugurou, no dia 25 de novembro, a Casa Lar São Bento. O espaço de acolhimento, criado em parceria com o Ministério Público do Paraná, irá atender crianças e adolescentes de 0 a 18 anos em situação de vulnerabilidade social dos municípios de Marilândia, Rio Bom, Mauá da Serra e Califórnia.
O município de Mauá da Serra cedeu o espaço físico reformado, e os demais municípios contribuíram com a compra do mobiliário da instituição. Além dos gestores municipais, por meio das secretarias de assistência social, no financiamento e manutenção da Casa Lar, o projeto terá o acompanhamento do juiz da Comarca de Marilândia, Gabriel Kutianski Gonzalez Vieira, e do promotor Carlos Frederico Escocard de Azevedo. A equipe de atendimento da Casa Lar passou por uma capacitação para iniciar os atendimentos a partir da segunda quinzena de dezembro de 2024.
A necessidade da criação da casa de acolhimento surgiu em razão da grande demanda que a comarca recebia dos quatros municípios em abrigar as crianças e os adolescentes. Eram casos que dependiam de termos de cooperação e até mesmo de favores de outras unidades para atendê-los.