Inscrições abertas para o 15º Encontro de Preparação Online para Pretendentes à Adoção

Legenda

INSCRIÇÕES ABERTAS PARA O 15º ENCONTRO DE PREPARAÇÃO ONLINE PARA PRETENDENTES À ADOÇÃO

Até o dia 08/10 é possível se inscrever para participar da formação, aberta a interessados de todo o país

Entre os dias 8 e 29 de outubro, acontece o 15º Encontro de Preparação Online para Pretendentes à Adoção. O evento é realizado pelo Tribunal de Justiça do Estado do Paraná (TJPR), por meio do Conselho de Supervisão dos Juízos da Infância e da Juventude, da Coordenadoria da Infância e da Juventude (Consij/CIJ) e da Escola Judicial do Paraná (Ejud-PR). Podem participar pretendentes à adoção de todo o país e, também, residentes no exterior. A inscrição é gratuita e realizada pela internet. O prazo para matrícula na formação se encerra no dia 08/10. 

Acesse neste link o formulário de inscrição para o 15º Encontro de Preparação Online para Pretendentes à Adoção. 

As inscrições e a certificação para o curso são individuais. Casais pretendentes à adoção devem realizar separadamente para cada membro da relação. 

Os módulos ao vivo do curso ocorrerão às terças-feiras (dias 08, 15, 22 e 29/10). O curso exigirá do participante o comparecimento em 100% das atividades e ao menos 75% de aproveitamento na avaliação final para a obtenção do certificado. O registro de presenças ocorrerá durante as aulas ao vivo. Ao final da formação, haverá uma atividade avaliativa.  

Clique aqui para ler o passo a passo sobre a inscrição no 15º Encontro de Preparação Online para Pretendentes à Adoção. 

Confira neste link a programação completa de atividades do 15º Encontro de Preparação Online para Pretendentes à Adoção. 

Descrição da imagem de capa: Logotipo do Encontro de Preparação Online para Pretendentes à Adoção, composto por pictogramas estilizados representando uma família.


Comarca de Marilândia do Sul inaugura Casa Lar São Bento

Legenda

COMARCA DE MARILÂNDIA DO SUL INAUGURA CASA LAR SÃO BENTO

Em parceria com o MP, a Casa irá acolher crianças e adolescentes, de 0 a 18 anos, em situação de vulnerabilidade de quatro municípios da região

A comarca de Marilândia do Sul, do Tribunal de Justiça do Estado do Paraná (TJPR), inaugurou, no dia 25 de novembro, a Casa Lar São Bento. O espaço de acolhimento, criado em parceria com o Ministério Público do Paraná, irá atender crianças e adolescentes de 0 a 18 anos em situação de vulnerabilidade social dos municípios de Marilândia, Rio Bom, Mauá da Serra e Califórnia.   

O município de Mauá da Serra cedeu o espaço físico reformado, e os demais municípios contribuíram com a compra do mobiliário da instituição. Além dos gestores municipais, por meio das secretarias de assistência social, no financiamento e manutenção da Casa Lar, o projeto terá o acompanhamento do juiz da Comarca de Marilândia, Gabriel Kutianski Gonzalez Vieira, e do promotor Carlos Frederico Escocard de Azevedo. A equipe de atendimento da Casa Lar passou por uma capacitação para iniciar os atendimentos a partir da segunda quinzena de dezembro de 2024.   

A necessidade da criação da casa de acolhimento surgiu em razão da grande demanda que a comarca recebia dos quatros municípios em abrigar as crianças e os adolescentes. Eram casos que dependiam de termos de cooperação e até mesmo de favores de outras unidades para atendê-los.