Comarca de Nova Fátima realiza posse da nova diretoria do Conselho Comunitário de Segurança
- TJPR
- Institucional
- Estrutura
- Comunicação
- Notícias
- Destaques
- Comarca de Nova Fátima realiza posse da nova diretoria do Conselho Comunitário de Segurança

COMARCA DE NOVA FÁTIMA REALIZA POSSE DA NOVA DIRETORIA DO CONSELHO COMUNITÁRIO DE SEGURANÇA
Evento reforça o compromisso institucional com a segurança pública e a participação cidadã
Foi realizada na quinta-feira (10/07), no plenário do Tribunal do Júri da Comarca de Nova Fátima, a cerimônia de entrega da Carta Constitutiva do Conselho Comunitário de Segurança (Conseg) e a posse da nova diretoria da entidade, que passa a atuar formalmente no município. A solenidade marca um avanço na articulação entre instituições públicas e sociedade civil, com foco na prevenção da violência e na promoção do bem-estar coletivo.
A cerimônia foi conduzida pelo coronel Chehade Elias Geha, coordenador da Coordenadoria Estadual dos Conselhos Comunitários de Segurança (Ceconseg), e contou com a presença de autoridades civis, militares e judiciárias, entre elas a juíza de direito da Comarca de Nova Fátima, Cynthia de Mendonça Romano; a prefeita do município, Renata Montenegro Balan Xavier; além de representantes da Câmara Municipal, da Polícia Civil, da Polícia Militar, servidoras e servidores do TJPR e integrantes da comunidade local.
A nova diretoria do Conselho será presidida pelo servidor do TJPR André Farias Juliano, e contará com Marcos Souza na Vice-Presidência, Ayde Topan como secretário e Vilson José Seger como tesoureiro.
Conselhos Comunitários de Segurança
Os Conselhos Comunitários de Segurança (Consegs) são grupos voluntários formados por representantes da sociedade civil e de instituições públicas, com o objetivo de promover o diálogo permanente sobre segurança, identificar demandas locais e desenvolver soluções conjuntas voltadas à prevenção da criminalidade nos bairros e municípios.
No Paraná, os Consegs são acompanhados pela Ceconseg, vinculada à Secretaria de Estado da Segurança Pública, e contam com o apoio institucional do TJPR como instâncias de fortalecimento da cidadania, do controle social e da formulação participativa de políticas públicas.
A atuação dos Conselhos é compatível com os princípios constitucionais de segurança, dignidade e justiça social, sendo reconhecida nacionalmente por organismos como o Conselho Nacional de Justiça (CNJ), no âmbito da Política Nacional de Justiça Comunitária (Resolução CNJ nº 255/2018).