Homenagem destacou a sua dedicação na luta pela democracia durante o período da ditadura no Brasil 

Desembargador Francisco José Ferreira Muniz tem aposição do seu nome no Memorial de Direitos Humanos do TJPR

Legenda

DESEMBARGADOR FRANCISCO JOSÉ FERREIRA MUNIZ TEM APOSIÇÃO DO SEU NOME NO MEMORIAL DE DIREITOS HUMANOS DO TJPR

Homenagem destacou a sua dedicação na luta pela democracia durante o período da ditadura no Brasil 

No dia 2 de setembro, o Tribunal de Justiça do Estado do Paraná (TJPR) realizou uma solenidade em homenagem ao desembargador Francisco José Ferreira Muniz, in memoriam, com a aposição de placa em seu nome no Memorial de Direitos Humanos Oto Luiz Sponholz. A homenagem destacou a dedicação do magistrado na luta pela democracia durante o período da ditadura militar no Brasil.  

“O desembargador Muniz nos lembra constantemente da importância do compromisso com a Justiça. Seu legado permanece vivo nos fóruns de Catanduvas e Ivaiporã, mas também permanece pulsante nos corações daqueles que tiveram o privilégio de conhecê-lo. Ao fixarmos essa placa, honramos a sua memória e reafirmamos o compromisso com os valores que o desembargador representou em vida”, afirmou a presidente do TJPR, desembargadora Lidia Maejima.  

“Francisco José Ferreira Muniz foi um grande defensor da democracia e dos Direitos Humanos e deu voz àqueles que não tinham voz. E pela sua grande atuação, tive a honra de propor essa homenagem com a aposição do seu nome no Memorial”, ressaltou o presidente emérito do TJPR e proponente da homenagem, desembargador Guilherme Luiz Gomes.  

A cerimônia contou com a presença de autoridades, amigos e familiares do desembargador Francisco. O filho do homenageado, desembargador Fábio André Santos Muniz, destacou a atuação do pai pelo fim da ditadura. “Meu pai sempre teve a visão de que a gente deve proteger os mais humildes. Eu agradeço essa homenagem do Tribunal de Justiça do Estado do Paraná”. 

O presidente da Associação dos Magistrados do Paraná (Amapar), Marcel Ferreira dos Santos, destacou a relevância da homenagem. “A Amapar sempre se alegra em participar de momentos como esses, em que a história tem um espaço especial para que a gente possa caminhar para frente de forma adequada, correta e ética. É sempre importante olhar para trás e ver quem esteve aqui antes de nós, o que fez e por que fez. Parabenizo o tribunal por essa sensibilidade de reconhecer pessoas que fizeram muito para que a gente possa ter hoje uma instituição forte”, salientou. 

Compuseram o dispositivo de autoridades: a presidente do TJPR, desembargadora Lidia Maejima; o presidente emérito do TJPR, desembargador Guilherme Luiz Gomes; representando o Supremo Tribunal Federal (STF), Christine Oliveira Peter da Silva; o filho do homenageado, desembargador Fábio André Santos Muniz; a esposa do homenageado, Doroti Santos Muniz; e o presidente da Amapar, Marcel Ferreira dos Santos. 

Biografia  

Francisco José Ferreira Muniz nasceu em 13 de novembro de 1940, na cidade de Bauru (SP) e faleceu no dia 22 de junho de 1995. Foi casado com Doroti Santos Muniz e teve 3 filhos, Fábio, Luciana e Guilherme. 

Formado em Direito pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), iniciou sua vida profissional como advogado. Conceituado jurista, é autor das obras: “A Função Social da Propriedade e a Lei de Terras”, “O Estado de Direito e os Direitos da Personalidade”, e “Direito de Família (direito matrimonial)”, esta última em colaboração com o professor José Lamartine Correa de Oliveira. 

Foi professor do curso de Direito da UFPR, onde lecionou Direito Civil. Em 26 de dezembro de 1979, foi nomeado para o cargo de juiz do Tribunal de Alçada, sendo eleito como presidente desse Tribunal em 13 de dezembro de 1990. 

Foi promovido a desembargador do TJPR em 28 de fevereiro de 1992. Exerceu o cargo de diretor da Escola da Magistratura do Paraná (Emap), é patrono do Fórum da Comarca de Catanduvas e do Fórum Eleitoral da Comarca de Ivaiporã. Também foi homenageado pelo Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR) como nome da Escola Judiciária Eleitoral do Paraná. 

Francisco José Ferreira Muniz foi um grande defensor da democracia e dos Direitos Humanos e, na época da ditadura militar, atuou na defesa de presos políticos.