Servidores da região de Francisco Beltrão realizam visita institucional no TJPR
- TJPR
- Institucional
- Estrutura
- Comunicação
- Notícias
- Destaques
- Servidores da região de Francisco Beltrão realizam visita institucional no TJPR

SERVIDORES DA REGIÃO DE FRANCISCO BELTRÃO REALIZAM VISITA INSTITUCIONAL NO TJPR
Ação do projeto Conexão TJ - Encoraj trouxe representantes das comarcas do interior até Curitiba
O Tribunal de Justiça do Estado do Paraná (TJPR) recebeu, na quinta-feira (31/07) e sexta-feira (01/08), a visita de 38 servidores do judiciário paranaense, representando as comarcas de Pato Branco, Ampére, Barracão, Clevelândia, Dois Vizinhos, Santo Antônio do Sudoeste, Marilândia do Sul e Castro. Os grupos vieram conhecer a estrutura do Tribunal em Curitiba, realizaram uma visita guiada e foram às secretarias do TJPR para entender melhor a organização da instituição. A ação faz parte do projeto Conexão TJ - Gestão em Movimento (Encoraj II), que tem o objetivo de aproximar os colaboradores do primeiro grau da administração da Corte paranaense.
Entre os dias 18 e 20 de julho, equipes multidisciplinares da cúpula do TJPR visitaram as comarcas da região de Francisco Beltrão. Agora, servidoras e servidores do Sudoeste vieram até Curitiba para conhecer de perto o funcionamento do segundo grau de jurisdição. “Queremos proporcionar essa integração. Quando quem trabalha no interior relata alguma dificuldade, muitas vezes não sabe com quem resolver e aqui eles têm a chance de visitar as secretarias, conversar pessoalmente com as pessoas que podem solucionar os problemas. Então já vão saber quem procurar”, explicou Angelo Massayuki Sonomura, secretário especial da Presidência. “Os servidores da primeira instância são aqueles que atendem a população, então eles precisam estar aparelhados, ter as condições de prestar um bom serviço”, complementou.
A oportunidade de conhecer melhor o TJPR foi elogiada pelas servidoras e servidores das comarcas do interior. “Eu fiquei muito grata por essa experiência, que é única. Trouxe ânimo aos servidores do interior e é também uma reciclagem, já que vemos melhor como funciona o Tribunal e cada setor. Aprendi bastante coisa”, disse Adriane Karla Barbosa Barão, servidora de Pato Branco. Para ela, essa conexão com o interior valoriza o trabalho e melhora muito a entrega dos serviços para a população. “É algo pioneiro e que deve ser repetido”, concluiu.
O programa busca estabelecer um diálogo mais próximo e eficiente com quem trabalha no 1º grau de jurisdição. “Era muito difícil você ter uma comunicação mais efetiva em termos de resolução de problemas, e agora o Tribunal está permitindo que nossas demandas sejam ouvidas. E a visita nos permite a troca de informações, saber quem vai nos escutar e o que é capaz de fazer por nós”, afirmou Tiago Aires Araujo, servidor de Barracão.
As servidoras e servidores também destacaram a chance de compartilhar experiências entre as próprias comarcas do interior. “Além de trazer um ânimo maior para o nosso dia a dia, por saber que a gente é visto e reconhecido pelo Tribunal, também temos a troca de ideias, e não só com quem trabalha no 2º grau. Podemos conversar com pessoas de outras comarcas que têm as mesmas dificuldades, o mesmo tipo de trabalho que o nosso”, valorizou Karlla Priscilla da Rosa, servidora de Ampére.
O Conexão TJ vai alcançar todo o estado ao longo dos próximos meses. A próxima etapa do programa será realizada na região de Paranavaí.