O sistema processual ficará inacessível ou instável das 5h às 8h 

TJPR promove workshop de Inteligência Artificial

Legenda

TJPR PROMOVE WORKSHOP DE INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL

Evento apresentou as ferramentas de IA utilizadas no Judiciário paranaense

O Tribunal de Justiça do Estado do Paraná (TJPR), por meio da Secretaria de Tecnologia da Informação (Seti) e do Laboratório de Pesquisa e Inovação (TJPRlab), promoveu, no dia 30 de agosto, um Workshop de Inteligência Artificial voltado para consultores jurídicos.

Realizado no Tribunal Pleno, o evento abordou o uso das novas ferramentas de inteligência artificial generativas utilizadas no Judiciário paranaense. “Sabemos que estamos vivenciando um linear de um novo tempo, que é o uso da inteligência artificial generativa a serviço do ser humano. Ela não substitui ninguém, mas potencializa o trabalho de todas e de todos, para que possamos dar respostas com mais eficiência”, afirmou o presidente do TJPR, desembargador Luiz Fernando Tomasi Keppen.  

“A inteligência artificial é uma área estudada desde a década de 60. De lá para cá, a evolução foi muito grande, mas o conceito sempre foi ter um auxílio à mente humana. O que trazemos hoje, de forma acessível e democrática, são ferramentas que vão nos auxiliar a compreender o vasto volume de informações que o Tribunal tem”, ressaltou o secretário de Tecnologia da Informação, Rafael Coninck Teigão.  

Durante o workshop, foram apresentadas ferramentas que estarão disponíveis, através da plataforma Teams, para os magistrados e os consultores jurídicos do TJPR. Entre essas ferramentas, estão a NatJusGPT, a JurisprudênciaGPT e a LicitaçãoGPT. “Essas ferramentas começaram a ser desenvolvidas no início de 2023. Nós queremos mostrar aqui o quanto a inteligência artificial está trabalhando a favor do conhecimento”, destacou o coordenador de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação, Leonardo de Andrade Ferraz Fogaça.

Ferramentas

O NatJusGPT é uma inteligência artificial generativa treinada com notas e pareceres técnicos da área médica dos Tribunais, baseado na documentação criada pelo sistema NatJus (Núcleo de Apoio Técnico), instituído pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) com a Resolução nº 238/2016.

O Jurisprudência GPT é uma ferramenta especializada em jurisprudências publicadas pelos Tribunais brasileiros. Um magistrado, ou um servidor, pode fazer um questionamento de jurisprudência dentro da ferramenta e o sistema gera uma resposta com base nos acórdãos registrados, sempre exibindo essas referências.

Já a ferramenta  LicitaçãoGPT  tem o objetivo de auxiliar os consultores jurídicos a elaborar editais e contratos de forma mais rápida e completa. A base de dados é formada pelas legislações e dispositivos estaduais do Paraná, por decretos do TJPR, acórdãos do Tribunal de Contas do Estado do Paraná (TCE/PR), acórdãos do Tribunal de Contas da União (TCU) e por acórdãos das Câmaras do TJPR que julgam os processos de licitação.

Política de utilização

No mês de agosto, o TJPR instituiu, por meio do Decreto Judiciário nº 421/2024, a Política de Utilização de Inteligência Artificial (IA) Generativa. O documento apresenta diretrizes que devem ser seguidas por magistrados(as) e servidores(as), com o objetivo de garantir que o uso da IA seja legal, ético, seguro e alinhado com os objetivos do Tribunal, protegendo dados e informações sensíveis.   

Comissão de Aceleração de IA

O TJPR também criou uma Comissão de Aceleração de Inteligência Artificial. Ao longo dos próximos meses, 50 magistrados e 50 servidores vão testar a funcionalidade de uma nova ferramenta, a Copilot 365, da empresa Microsoft, para transcrição e resumo de audiências, separando por interlocutores, e, para a distribuição de documentos no sistema Projudi, que organiza os processos do Tribunal paranaense.