Notícias

44 novos juízes Substitutos tomam posse

Na manhã de hoje (18/12) tomaram posse 44 novos juízes Substitutos, que foram aprovados no último concurso público realizado pelo Tribunal de Justiça do Estado do Paraná. A cerimônia de posse foi conduzida pelo presidente do Tribunal, desembargador Miguel Kfouri Neto.

Em seu discurso, o presidente do TJPR, desembargador Miguel Kfouri Neto agradeceu aos desembargadores Adalberto Jorge Xisto Pereira, Joatan Marcos de Carvalho e José Carlos Dalacqua, bem como ao advogado e Conselheiro Estadual da OAB-PR, João Ricardo Cunha de Almeida, que junto com os demais membros da banca examinadora conduziram com serenidade e absoluta regularidade este concurso público, o segundo da gestão. "Em muitas ocasiões o trabalho se prolongou madrugada adentro e ali estavam juízes e desembargadores incansáveis, tratando a todos com urbanidade e inquirindo com proficiência a todos os candidatos". O desembargador Kfouri Neto também agradeceu à UFPR, que aplicou a prova preambular e aos servidores envolvidos no certame, em especial à servidora Deyse Costa Garrido. 

Dirigindo-se aos novos juízes Substitutos, o presidente do TJPR, afirmou que "a carreira da magistratura exige de seus integrantes, fundamentalmente, sentido profundo de vocação. Somente se torna juiz- no mais completo significado dessa investidura – aquele que acalenta, dentro de si, a chama do ideal: distribuir, sempre, a verdadeira Justiça". E completou: "O juiz, meus caros Substitutos, deve ser cortês, honesto, corajoso, independente, discreto, decente, célere e equilibrado. A magistratura é mais que uma profissão, é uma missão a ser cumprida, dia após dia, no propósito impostergável de dar a cada um o que é seu".

Representando o presidente da a OAB-PR, o advogado Almir Machado de Oliveira, da subseção de Laranjeiras do Sul, ressaltou que "a OAB reconhece o esforço e dedicação de todos os juízes e juízas Substitutos agora empossados, posto que sabe da dificuldade que superaram para estarem aqui, neste lindo momento". Por fim, parabenizou a todos e em especial ao seu filho Thiago Bertuol de Oliveira, recém empossado juiz Substituto.

O desembargador Adalberto Jorge Xisto Pereira em nome da banca, da Associação dos Magistrados e do TJ, parabenizou os novos juízes Substitutos e emocionou a plateia dizendo que "neste solene e festivo momento, olho para o rosto de cada um de vocês e percebo uma grande transformação. Seus olhos já não mais refletem aquele sentimento de incerteza, com o talvez do final, aquela dúvida angustiante que lhes assomava ao semblante quando se postaram com firmeza, altivez e esperança perante a banca examinadora  para a realização da prova oral, a última e, talvez, a mais temida etapa do concurso.  Agora, com a mesma alegria de todos aqueles que aguardavam a triunfante chegada de vocês ao ponto final desta árdua jornada, olho para seus rostos e vejo no brilho dos seus olhos o imenso, embora contido, sentimento de euforia que se alojam em seus corações", disse.

A primeira colocada no concurso, Franciele Cit, representante dos demais juízes Substitutos empossados iniciou seu discurso agradecendo a Deus e cumprimentando todos os magistrados, amigos e familiares. "Agradeço, ainda, a cada um que fez parte da nossa jornada de estudos durante todos esses anos, pais, filhos, maridos, esposas, amigos, avós, avôs, tios, todos aqueles que nos levantaram e nos deram força para estarmos aqui", lembrou. Quanto ao concurso, ponderou que "uma das referências que não posso deixar passar é a celeridade, transparência, isonomia e dedicação de cada um que fez com que este concurso acontecesse".

O juiz substituto, Alessandro Motter, que exercerá o cargo na 55ª seção judiciária, na comarca de Marechal Cândido Rondon, disse que este é um momento de muita alegria, é o resultado de muito esforço e dedicação, coroados com a aprovação no TJ do Paraná.

Também presentes o 1° Vice Presidente do Tribunal de Justiça do Estado do Paraná, desembargador Onésimo M. de Anunciação; 1° Vice Presidente eleito para o biênio 2013/ 2014, Paulo Roberto Vasconcelos;  o Corregedor Geral da Justiça, desembargador Noeval de Quadros; a desembargadora Rosana Amara Girardi Fachin; o desembargador Marcelo Gobbo Dala Déa; o desembargador Joatan Marcos de Carvalho; o juiz auxiliar da presidência Frederico Mendes Junior; o secretário do  TJPR Acir Bueno de Camargo, além de demais magistrados, servidores e familiares dos empossados.

Veja aqui mais fotos