Asset Publisher

Auditoria Interna do TJPR conquista 1º lugar em premiação nacional promovida pelo CNJ

Legenda

AUDITORIA INTERNA DO TJPR CONQUISTA 1º LUGAR EM PREMIAÇÃO NACIONAL PROMOVIDA PELO CNJ

A unidade também conquistou a 5ª colocação com outro projeto apresentado no Prêmio Auditoria Geração de Valor 2025 

O Tribunal de Justiça do Estado do Paraná (TJPR) conquistou o 1º lugar, entre os tribunais de todo o país, no Prêmio Auditoria Geração de Valor 2025, promovido pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), por meio do Sistema de Auditoria Interna do Poder Judiciário (SIAUD-Jud). A premiação ocorreu durante o Fórum Permanente de Auditoria Interna do Poder Judiciário, realizado entre os dias 30 de julho e 1º de agosto, em Brasília (DF). 

A iniciativa reconhecida nacionalmente foi a prática “Implantação do sistema informatizado de auditoria interna”, vencedora na categoria Eficiência e Desburocratização dos Processos – Eixo III. Em operação desde março de 2025, o sistema informatizado permite o registro centralizado de auditorias e consultorias e a emissão automática de relatórios com a geração de painéis de controle (analytics) para apoio à tomada de decisões estratégicas. A ferramenta ainda incorpora mecanismos de avaliação da qualidade das ações de auditoria. 

O projeto se destaca por estar alinhado integralmente às diretrizes normativas do CNJ e ao Manual de Auditoria do Poder Judiciário, além de possibilitar uma comunicação mais eficaz entre a unidade de auditoria e as unidades auditadas, dando mais celeridade aos processos. A inovação também facilita o monitoramento contínuo das recomendações da auditoria, priorizando ações conforme os objetivos institucionais. 

De acordo com o auditor Wagner Martins, um dos responsáveis pela implementação do projeto, o TJPR deu um passo significativo na desburocratização dos processos de trabalho com a automatização das atividades da Auditoria Interna e Gestão de Riscos. “Esta nova ferramenta de gestão fornecerá à alta administração informações precisas sobre as unidades administrativas, riscos e controles, permitindo decisões mais assertivas na execução da estratégia do Tribunal”.  

A iniciativa foi apresentada durante o evento do CNJ, pelo servidor do TJPR Ricardo Ferreira. “O projeto possui relevância institucional ao simplificar os processos de auditoria e aprimorar o controle das atividades internas, ele se destaca no âmbito do Poder Judiciário nacional por representar uma iniciativa inovadora entre os Tribunais. Conforme registrado no Fórum Permanente de Auditoria do Poder Judiciário, o TJPR concretizou o sonho de muitas das auditorias internas dos tribunais ali representados”, ressaltou o auditor.  
 
Outra iniciativa da auditoria interna do TJPR conquistou a 5ª colocação na categoria Geração de Valor para a Administração - Eixo II, do Prêmio Auditoria Geração de Valor 2025, promovido pelo CNJ. O projeto apresentado, desenvolvido pelas auditoras Izabel Szeremeta e Marta Sasaki, consiste na avaliação do Programa de Integridade do TJPR. Izabel explica que aproximadamente 90% das ações previstas pelo programa já foram integralmente atendidas ou estão em fase de atendimento em seus diversos eixos. “A maioria dos tribunais do país ainda está em estágio inicial no desenvolvimento de programas de integridade, enquanto que o TJPR encontra-se em estágio mais avançado, uma vez que seu Programa de Integridade já está implementado, avaliado e com recomendações em atendimento. Foi um trabalho inédito no Poder Judiciário, um trabalho pioneiro que mostra como a cultura, tanto de governança quanto de integridade, está desenvolvida aqui no TJPR”.  

O auditor-chefe do TJPR, Maurício Segundo, destacou o empenho da equipe em realizar esses projetos que poderão servir de modelo para outros estados. “Nós tivemos práticas que realmente obtiveram bastante visibilidade, por buscarem um alinhamento absoluto com as orientações e diretrizes do CNJ, podendo ser compartilhadas com outros Tribunais. Os auditores estiveram dedicados a esses projetos por um tempo prolongado, sem o prejuízo de outras atividades. Acreditamos no trabalho desde o início e o resultado materializa esse esforço.” 

Sobre a auditoria interna do TJPR 

A Auditoria Interna do TJPR é uma instância estratégica e de apoio à governança institucional do Poder Judiciário paranaense, responsável por realizar avaliações e consultorias nos processos de trabalho das secretarias e demais unidades do Tribunal. Ao agregar e proteger os valores institucionais, a unidade de Auditoria Interna auxilia o Poder Judiciário no alcance dos seus objetivos. De acordo com Maurício Segundo, são realizadas auditorias em processos de trabalho tanto da área de apoio/suporte, quanto da área finalística. “Um exemplo da área de apoio/suporte seriam as avaliações em relação às matérias orçamentárias, contábeis, financeiras, gestão de pessoas, tecnologia da informação e contratações institucionais. Além disso, na área finalística, também é possível realizar auditorias, como em processos de trabalho que envolvem a expedição de alvará judiciais”, explicou o auditor-chefe do TJPR.