Asset Publisher

Biblioteca do TJPR recebe doação da obra “Tratado das Terras do Brasil”

Legenda

BIBLIOTECA DO TJPR RECEBE DOAÇÃO DA OBRA “TRATADO DAS TERRAS DO BRASIL”

Livro histórico irá compor o acervo de Obras Raras da Biblioteca Hugo Simas 

No dia 28 de fevereiro, a Biblioteca Hugo Simas, do Tribunal de Justiça do Estado do Paraná (TJPR), recebeu a doação da obra “Tratado das Terras do Brasil”, do autor Manoel Linhares de Lacerda. Os exemplares dos cinco volumes do livro irão compor o acervo de Obras Raras da biblioteca.

“Nós temos hoje aqui uma relíquia. É uma grande satisfação receber esta obra, que passará a integrar a nossa biblioteca, em especial, o local guardado para aquelas obras históricas”, afirmou o presidente da Comissão de Preservação da Memória do TJPR, desembargador Carvilio da Silveira Filho.  

Publicado na década de 60, o livro aborda a propriedade de terra no Brasil, desde a origem do domínio territorial até os desafios atuais. Segundo o autor, é " uma compilação de dados históricos, velhos tratados, leis, decretos e alvarás que orientam o estudioso para uma perfeita compreensão da matéria”.  

O desembargador Jorge de Oliveira Vargas, também integrante da comissão, falou sobre a importância de ter acesso à publicação. “A obra fala sobre toda a história do domínio das terras do Brasil e termina abordando a reforma agrária. Portanto, é um livro histórico e também atual. Fiquei muito feliz em conhecer a obra e mais feliz de tê-la em nosso acervo.”

Os exemplares foram doados pela família de Manoel Linhares de Lacerda. “Quero agradecer aos desembargadores pelas palavras e quero dizer que é uma honra contribuir com a Biblioteca do Tribunal de Justiça do Estado do Paraná”, afirmou a bisneta do autor, desembargadora Luciana Carneiro de Lara.