Asset Publisher

Centro de Inteligência do TJPR já está em operação

Legenda

CENTRO DE INTELIGÊNCIA DO TJPR JÁ ESTÁ EM OPERAÇÃO

Primeira reunião da unidade, realizada em agosto, teve como foco a apresentação das ações desenvolvidas e a aprovação das propostas apresentadas

Membros do Centro de Inteligência do Poder Judiciário Paranaense (CIPJPR) realizaram, em agosto, a primeira reunião do grupo. A iniciativa foi criada para atender à Resolução nº 349/2020 do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e seu objetivo é monitorar ações judiciais, identificar e propor tratamento adequado de demandas estratégicas, repetitivas e de massa. No Tribunal de Justiça do Estado do Paraná (TJPR), o Centro foi instituído pela Resolução nº 295/2021 do Órgão Especial. 

Durante o encontro, o Presidente da Corte paranaense, Desembargador José Laurindo de Souza Netto, destacou a importância dos Centros Judiciários de Solução de Conflitos e Cidadania (CEJUSCs) para os trabalhos da nova unidade: “Os CEJUSCs têm que estar bem integrados dentro do Centro de Inteligência, com o objetivo de desenvolver um planejamento estratégico para desenvolver ações que identifiquem causas que possam ser julgadas de forma semelhante”. 

“É necessário, também, o monitoramento para a prevenção de litígios na origem e seu gerenciamento, com a ação de políticas públicas, como o enfrentamento de demandas sazonais por meio do mapeando em todas as instâncias dos precedentes, através dos CEJUSCs, com programas e metas”, acrescentou o Presidente. 

A reunião teve como foco a apresentação das ações desenvolvidas pelo Centro de Inteligência e a aprovação do fluxo das informações prestados pela 1ª Vice-Presidência, 2ª Vice-Presidência e Corregedoria Geral da Justiça. A unidade trata-se de uma ação conjunta de diferentes setores da Corte paranaense, conforme reforçou o 1° Vice-Presidente, Desembargador Luiz Osório Moraes Panza: “Há uma convergência de todos os membros da Cúpula Diretiva para encontrar soluções de possíveis gargalos de processos paralisados e, assim, aumentar a eficiência do Judiciário do Paraná”. 

Foi definida, ainda, a criação de um espaço no Portal do TJPR, específico do Centro de Inteligência, para a divulgação de notas técnicas e normativas. Será criado um fluxo para alimentação e permanente atualização da página. 

Com essas iniciativas, o Judiciário paranaense estará mais próximo de cumprir os objetivos estabelecidos para a unidade, como explica o Juiz Auxiliar da Presidência e Coordenador do Grupo Operacional do CIPJPR, Dr. Anderson Ricardo Fogaça: “Importante também parabenizar as atividades já desenvolvidas pelo Tribunal de Justiça, demonstrando a proatividade no enfrentamento das demandas repetitivas e no monitoramento do perfil de demanda, identificando as fraudulentas e predatórias”. 

 

Centro de Inteligência do Poder Judiciário do Paraná 

Compete ao CIPJPR, entre outras atribuições, a prevenção do ajuizamento de demandas repetitivas ou de massa a partir da identificação das causas geradoras do litígio, com a possível autocomposição ou encaminhamento para solução na área administrativa; a elaboração de notas técnicas voltadas à uniformização de procedimentos e ao aperfeiçoamento da legislação sobre a controvérsia; a articulação de ações de mediação e conciliação quando se tratar dos mesmos litigantes ou fatos; e a proposição de estudos sobre as causas e consequências do excesso de litigiosidade na Justiça Estadual. 

O Centro de Inteligência funciona junto à Presidência do TJPR e é composto por um Grupo Decisório e um Grupo Operacional, cabendo ao primeiro fixar as diretrizes de trabalho e deliberar sobre as notas técnicas encaminhadas pelo segundo. 

Compõem o Grupo Decisório do CIPJPR o Presidente do TJPR, Desembargador José Laurindo de Souza Netto; o 1° Vice-Presidente, Desembargador Luiz Osório Moraes Panza; a 2ª Vice-Presidente, Desembargadora Joeci Machado Camargo; e o Corregedor Geral da Justiça, Desembargador Luiz Cezar Nicolau. 

São integrantes do Grupo Operacional: Dr. Anderson Ricardo Fogaça, Juiz Auxiliar da Presidência e Coordenador do Centro de Inteligência; Dra. Angela Maria Machado Costa, Juíza Auxiliar da 1ª Vice-Presidência; Dr. Luciano Carrasco Falavinha Souza, Juiz Auxiliar da 2ª Vice-Presidência; Dr. Gustavo Hoffmann, Juiz Auxiliar da Corregedoria-Geral; Dr. Luciano Valério, Coordenador do Núcleo de Gerenciamento de Precedentes e Núcleo de Ações Coletivas (NUGEPNAC); Dra. Carla Meneghetti Gonçalves, Consultora Jurídica do NUGEPNAC; Dr. Luciano Marcello Silva de Carvalho, Diretor da Assessoria de Recursos; Dra. Luciana Tosi Cruz, Supervisora do Centro de Apoio às Turmas Recursais; Dra. Marla Karine Borges, Consultora Jurídica do Gabinete do Corregedor Geral da Justiça e servidora do Núcleo de Monitoramento de Perfis de Demandas (NUMOPEDE); e Dr. James Pinto de Azevedo Portugal Neto, Assessor Judiciário do Presidente.  

Secretariaram a 1ª Reunião os servidores James Portugal Neto e Maria Anita dos Anjos, do Ateliê de Inovação do TJPR.