Comarca da Lapa recebe Selo Prata Enasp
A Comarca da Lapa, no centro-oeste do Estado, foi uma das contempladas com o Selo de Prata da Comissão da Estratégia Nacional de Justiça e Segurança Pública (Enasp), pela boa atuação no cumprimento da Meta Enasp em 2014, cuja finalidade é premiar as unidades que zeraram seus estoques de ações referentes a processos em tramitação e suspensos.
Na manhã desta sexta-feira (30/10), o Presidente do Tribunal de Justiça do Paraná, Desembargador Paulo Roberto Vasconcelos, entregou pessoalmente a premiação.
Quem recebeu o selo foram a Juíza Diretora do Fórum, Kelly Sponholz Moleta, e a Juíza de Direito que atuava em 2014 na Vara Criminal, Infância, Juventude, Família e sucessões da Comarca, Franciele Cit.
No ato, elas representaram o titular da Vara Criminal, Infância e Juventude, Família e Sucessões, Juiz Marcos Takao Toda, que não pode estar presente à cerimônia.
“O Brasil é tão grande e 16 Comarcas do Paraná foram premiadas, entre elas a Lapa. É um motivo de grande satisfação para a comunidade”, afirmou a Juíza Kelly Sponholz Moleta.
Ela destacou que o trabalho é resultado de uma parceria entre todos os Poderes, o que inclui as Polícias Civil e Militar, o Ministério Público e os servidores do Poder Judiciário. “Graças ao trabalho de todos estes órgãos conseguimos atingir a meta que é dar andamento aos casos antigos”, disse a Juíza.
Presentes ao ato a Prefeita Municipal, Leila Aubrift Klenk; o Presidente da Câmara Municipal, Arthur Bastian Vidal; o Presidente do Tribunal de Justiça de Minas Gerais, Desembargador Pedro Marcondes; o Presidente da Associação dos Magistrados do Paraná, Frederico Mendes Júnior; o Promotor de Justiça, Pedro Henrique Brazão Papaiz; o Advogado Paulo Sérgio Ferrari; o Major Hélio José Hornung, o Delegado da Polícia Civil, Vinicius Fernandes Maciel. Além de demais juízes, promotores, advogados e servidores do Fórum.
Selo Enasp
O Conselho Nacional de Justiça, a fim de premiar as unidades com maior desempenho na realização de Júris, criou o Selo Enasp – Ouro, Prata e Bronze. Em 2014, o Tribunal de Justiça do Paraná ficou entre os cinco Tribunais com maior número de unidades premiadas. Foram 161 processos julgados e 53 não julgados. Com isso, o TJPR obteve 16 Selos Enasp, sendo 12 de Ouro e 4 de Prata.