Notícias

Comarca de Maringá tem quatro novas Varas

O presidente do Tribunal de Justiça do Estado do Paraná, desembargador Miguel Kfouri Neto, conduziu na última sexta-feira (25/1) solenidade de instalação de quatro Varas na Comarca da Região Metropolitana de Maringá, no Fórum local. São elas: Vara de Execuções de Penas e Medidas Alternativas, 1ª Vara da Fazenda Pública, 2ª Vara da Fazenda Pública e a 5ª Vara Criminal – Juizado da Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher.

Durante a cerimônia a juíza de Direito e diretora do Fórum local, Carmen Lúcia Rodrigues Ramajo, ressaltou que as novas Varas "já nascem com a previsão de receberem 30 mil processos cada uma, o que bem demonstra o acerto em sua criação". Por fim, agradeceu à atual gestão do TJPR e frisou as realizações em especial para Maringá, "que em seus dois anos de gestão passou a contar com quatro novas varas e onze magistrados, além da criação e instalação da região metropolitana, da criação de novos cargos de assessores e estatização de serventias".

Por sua vez, o promotor de justiça de Maringá Maurício Kalache, pontuou em nome do Ministério Público o compromisso da instituição, colocando-a a disposição dos usuários nesses novos serviços. "De todos os avanços aqui realizados o Ministério Público vê com grande regozijo a instalação do juizado da Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher, tendo grande satisfação de aqui comparecer e testemunhar essa instalação". Ao final parabenizou o presidente do TJPR, "que deixa uma marca indelével no judiciário paranaense", disse.

De acordo com o gestor adjunto do Processo de Estatização e Instalação do TJ, desembargador Luiz Carlos Gabardo a finalidade do poder judiciário é "proporcionar a justiça célere e efetiva a todos". Quanto às realizações no último biênio, lembrou que muitos requerimentos feitos pelo desembargador Miguel Kfouri, quando presidente da Amapar, foram atendidos durante a gestão no TJPR. "Hoje vemos que o poder judiciário do Paraná é outro, inclusive geograficamente. O judiciário paranaense foi repaginado e isto vai refletir na prestação jurisdicional", finalizou.

Em seu discurso o presidente do TJPR, desembargador Miguel Kfouri Neto lembrou emocionado os anos que viveu em Maringá e também fez um breve balanço da sua gestão. "Ao término desta gestão contabilizamos avanços. Pleiteei muitos requerimentos enquanto presidente da Amapar, dos quais muitos conseguimos atender como presidente". Por fim, ressaltou que as instalações representam "uma avanço em melhorias, sobretudo aos jurisdicionados".

Presentes à cerimônia os desembargadores José Augusto Gomes Aniceto, Shiroshi Yendo, Luiz Carlos Gabardo, Sérgio Rodrigues; a juíza de Londrina do Juizado de Violência Doméstica e Familiar contra a mulher e de crimes, Zilda Romero; a representante da OAB-Seção Paraná Marlene Tissei; o procurador geral do município Luiz Carlos Manzato; o presidente da Câmara Municipal Ulisses Maia; entre outros magistrados e autoridades civis e militares.