Notícias

Corbélia passa à entrância intermediária

Em solenidade conduzida pelo presidente do Tribunal de Justiça, desembargador Miguel Kfouri Neto, a comarca de Corbélia foi elevada na manhã de ontem (5/9) à entrância intermediária.

Na mesma oportunidade foi instalada a Vara Cível, Registros Públicos, Acidentes do Trabalho e Corregedoria do Foro Extrajudicial e também a Vara Criminal, da Infância e da Juventude e Família, desmembrando, dessa forma, o Juízo Único em duas Varas distintas.

Participaram do evento o corregedor-geral da Justiça, desembargador Noeval de Quadros; o gestor do Processo de Instalação e Estatização do Tribunal, desembargador Guilherme Luiz Gomes; a desembargadora Regina Helena Afonso de Oliveira Portes; o secretário do TJ, Acir Bueno de Camargo; a juíza diretora do Fórum de Corbélia, Juliana Barbosa, além de magistrados, prefeitos, presidentes de câmaras, promotores, advogados e outros líderes locais.

O desembargador Miguel Kfouri Neto destacou que o avanço na comarca integra um programa do Judiciário, em parceria com o governo estadual, para ampliar a estrutura do Judiciário em todas as regiões paranaenses.

De acordo com a juíza diretora do Fórum, Juliana Olandoski Barboza, "a elevação de Corbélia à comarca de entrância intermediária assegurará melhor prestação jurisdicional e melhor atendimento das demandas sociais dos cinco municípios que a compõe".

Para o prefeito de Corbélia, Eliezer José Fontana, essa conquista é o resultado de uma ação integrada que envolveu todos os poderes e a sensibilidade do Tribunal de Justiça permitindo assim que esse anseio fosse concretizado.

A comarca, oficialmente criada em 1978, atende, além de Corbélia, aos municípios de Anahy, Braganey, Cafelândia e Iguatu. Com a mudança, a estrutura passará a contar com mais dois juízes e três servidores. Atualmente a comarca tem uma população aproximada de 42 mil habitantes.