Asset Publisher

Desembargador Miguel Kfouri Neto recebe a gratidão pública de 288 juízes de 1º grau

Durante encontro sem precedentes, realizado na noite de ontem, o presidente do Tribunal de Justiça do Paraná, desembargador Miguel Kfouri Neto, foi o protagonista de homenagens especiais na comarca de Ponta Grossa.

Após participar de duas solenidades, no final da tarde, com a instalação da 4ª Vara Criminal e também receber o título de Cidadão Honorário daquele município, Kfouri foi o convidado especial de um jantar onde recebeu o abraço de muitos amigos da magistratura paranaense e algumas surpresas.  No encontro festivo realizado em restaurante pontagrossense, organizado pelas juízas Noeli Reback, Laryssa Muniz, Jurema Gomes e demais magistrados, o desembargador teve seu nome exaltado pela destacável condução à frente do Poder Judiciário estadual do Paraná.

Gratidão - Coube ao magistrado Fábio Leite, também de Ponta Grossa, dar as boas-vindas aos magistrados de diversas comarcas paranaenses que compareceram ao encontro. Leite evidenciou, inicialmente, o corregedor-geral de Justiça do Paraná, desembargador Noeval de Quadros, que também recebeu título de cidadania honorária e foi homenageado na noite. "Como pontagrossense, gostaria de agradecer o trabalho do desembargador Noeval e também destacar uma de suas principais características, a humildade. O desembargador Noeval serviu ao Judiciário paranaense e à comarca de Ponta Grossa de forma ímpar", ressaltou o juiz.

Ao presidente do TJ, o magistrado agradeceu pela dedicação em conceder melhor estrutura ao 1º Grau. "Tenho certeza que seus esforços serão reconhecidos e não serão esquecidos. O senhor nos deu uma condição de trabalho muito melhor. Condição que veio para somar e não para nos acomodar", disse.

Na Veja – Como ponto alto da noite, as juízas Noeli Reback e Laryssa Muniz entregaram ao presidente Kfouri Neto um quadro com a foto do presidente estampada e dizeres referentes ao trabalho realizado pelo desembargador. A imagem comporá anúncio publicitário de página inteira na revista Veja Paraná, na edição do dia 2 de dezembro.

Como explicou Noeli, para cobrir os custos com divulgação, a adesão dos juízes foi maciça. "Iniciamos aqui em Ponta Grossa a campanha em torno da homenagem. Tivemos a rápida adesão de 288 magistrados do 1º Grau e agora vamos evidenciar publicamente os feitos realizados pelo senhor", disse a magistrada.

Como um pai – Ao falar aos presentes, o presidente da Associação dos Magistrados do Paraná (Amapar), juiz Fernando Ganem remeteu ao ano de 1998, quando ingressou na carreira. "Ao lado de muitos amigos, fomos convidados pelo próprio desembargador Kfouri, então juiz auxiliar da presidência do TJ, para conhecermos sua biblioteca de ‘livros lidos'. Entre uma conversa e outra,  o desembargador Kfouri nos disse que seria o nosso pai dentro do Tribunal e isso eu nunca esqueci", comunicou Ganem.

O representante da Amapar também evidenciou os feitos da atual gestão administrativa do TJ e a gratidão que tem pelo desembargador. "Com o desembargador Kfouri, os juízes conquistaram voz e vez no Tribunal de Justiça do Paraná. O senhor é o pai da magistratura de 1º grau. Agora, somos ouvidos e convidados a participar das decisões administrativas do TJ. Também agradeço ao pessoal de Ponta Grossa. Aqui, várias candidaturas exitosas começaram como a do próprio desembargador Kfouri para presidente da Amapar e do TJ, lembrou. Ganem também foi aplaudido ao mencionar o nome de Kfouri como futuro ministro do Superior Tribuna de Justiça (STJ). "O senhor é uma pessoa que tem todas as condições de figurar como ministro nas cortes superiores. Marcou época no TJ e tenho certeza que terá o apoio da imensa maioria da magistratura e da sociedade civil paranaense", ressaltou.

Um amigo – Visivelmente emocionado, o desembargador Kfouri Neto agradeceu o carinho e todas as homenagens prestadas. Disse que apenas cumpriu o seu papel como representante do Judiciário e foi modesto quanto ao seu nome figurar como ministro em cortes superiores. "Aqui estou rodeado de amigos. Esse dia ficará gravado em minha memória, com toda certeza. Quanto ao meu nome no STJ, sabemos que a distribuição das vagas é equânime geograficamente, mas ninguém sabe o futuro. Eu gosto de trabalho e o nosso objetivo comum está em fazer o melhor, principalmente, pela magistratura de 1º grau", finalizou o presidente do TJ.

Cabe ressaltar a participação de desembargadores que compõem a atual cúpula do TJ, como o 1º vice-presidente da Corte, desembargador Onésimo Mendonça de Anunciação; o corregedor-geral de Justiça,  desembargador Noeval de Quadros; o corregedor da Justiça, desembargador Lauro Augusto Fabrício de Melo; o presidente eleito para o biênio 2013-2014 no TJ, desembargador Clayton Camargo; demais desembargadores e, claro, a magistratura de 1º grau.

Veja aqui mais fotos da homenagem.