Equipe do CNJ inicia inspeção de rotina no TJPR
EQUIPE DO CNJ INICIA INSPEÇÃO DE ROTINA NO TJPR
Comitiva do CNJ composta por 28 membros está em Curitiba para realizar os trabalhos de inspeção que seguem até a próxima sexta-feira
Uma equipe do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), formada por 28 integrantes, chegou a Curitiba nesta segunda-feira (30/7) para realizar uma inspeção de rotina no Tribunal de Justiça do Paraná (TJPR). Os magistrados do CNJ foram recebidos pelo Presidente do TJPR, Desembargador Renato Braga Bettega, pela cúpula diretiva da Corte, por Desembargadores e juízes auxiliares da Presidência, diretores do TJPR e também pelos representantes da OAB/PR, da Defensoria Pública e da Associação dos Magistrados do Paraná (AMAPAR).
Durante a reunião, o Presidente do TJPR destacou que “uma inspeção como essa só engrandece o nosso Tribunal. Certamente o resultado desse trabalho trará benefícios ao Poder Judiciário paranaense e o fará melhor”.
De acordo com o Desembargador, essas inspeções são importantes porque trazem uma visão nova em relação aos trabalhos que são desenvolvidos no estado. “Essa experiência que o CNJ tem em relação às inspeções anteriores é de grande valia, pois a maior meta é prestar um serviço de qualidade aos jurisdicionados.”
O Desembargador Carlos Vieira von Adamek, coordenador da inspeção, contou que essa é a 27º inspeção que realiza nesses dois anos, cumprindo a proposta inicial do CNJ de visitar todos os tribunais dos estados para fazer um retrato da Justiça Estadual. “Muitas metas devem ser revistas para ter uma visão fidedigna dos números e dos trabalhos concretizados pela Justiça Estadual. Não há qualquer viés disciplinar nesta visita ao TJPR. Estamos aqui para traçar um retrato da justiça estadual, pois a intenção é colaborar no futuro com ações específicas.”
Ele ressaltou, ainda, a importância da conciliação, que deve estar cada vez mais presente e estruturada nos tribunais.
Manifestações
O Corregedor-Geral da Justiça, Desembargador Rogério Luís Nielsen Kanayama, ressaltou a experiência do CNJ e que é tempo de aprimorar. “O CNJ tem conhecimento suficiente para trazer ao nosso Tribunal novas ideologias para que possamos aprimorar o nosso trabalho.”
O Desembargador Arquelau Araujo Ribas, 1º Vice-Presidente do TJPR, disse que todos os dias temos de aperfeiçoar as tarefas e, para isso, é importante tomar como exemplo as empresas privadas. “Se não buscar atualização, a tendência é quebrar. Aprimorar os conhecimentos é a base de tudo.”
A 2ª Vice-Presidente do TJPR, Desembargadora Lidia Maejima, destacou que é muito importante a introdução de novas práticas que melhorem efetivamente a prestação jurisdicional, já que o nosso destinatário maior é o jurisdicionado. O Corregedor do TJPR, Desembargador Mário Helton Jorge, colocou-se à disposição para qualquer apoio durante a inspeção, a fim de contribuir para uma Justiça mais eficiente.
O Presidente da OAB/PR, José Augusto Araújo de Noronha, afirmou que a Ordem vai colaborar com o CNJ e que há um estreito relacionamento com o Presidente do TJPR. “Os nossos pleitos são acolhidos, e sempre buscamos construir quando há um problema. A estreita comunicação da OAB com a cúpula do Tribunal vem melhorando a vida dos advogados e dos jurisdicionados.”
Presença
Além da cúpula diretiva do TJPR, participaram da reunião os Desembargadores Octavio Campos Fischer, Luiz Fernando Tomasi Keppen, Antonio Loyola Vieira, Wellington Coimbra de Moura (representando a AMAPAR); os Juízes Auxiliares da Presidência Rogério Etzel, Luciano Campos de Albuquerque e Horácio Ribas Teixeira; e os Juízes Auxiliares da 1º Vice-Presidência do TJPR, Simone Cherem Fabrício de Melo e Victor Martim Batschke. Também estiveram presentes o Defensor Público-Geral Eduardo Pião Ortiz Abraão e o Presidente da OAB-PR José Augusto Araújo de Noronha.
Cronograma
O cronograma de inspeção foi pré-estabelecido pelo CNJ antecipadamente, e os trabalhos seguem até sexta-feira (3/8) no 1º e no 2º Grau de Jurisdição.
Equipe CNJ
Desembargador Carlos Vieira von Adamek
Desembargador Mário Devienne Ferraz
Desembargador Alexandre Victor de Carvalho
Desembargador Luís Paulo Aliende Ribeiro
Desembargador Walter Rocha Barone
Juiz Lizandro Garcia Gomes Filho
Juiz Marcio Luiz Coêlho de Freitas