Instalada 2ª Vara Cível de Cambé
Contando com a presença de diversas autoridades, o presidente do Tribunal de Justiça do Paraná, desembargador Miguel Kfouri Neto, instalou nesta terça-feira (22), a 2ª Vara Cível da comarca de Cambé. Durante a cerimônia solene ocorreu também o lançamento da pedra fundamental no terreno que abrigará o novo fórum da comarca.
A pedra fundamental foi lançada em terreno anexo ao que abriga o atual edifício do Fórum, doado pelo governo do Estado. A doação do terreno foi possível, também, graças à intermediação do ex-chefe da Casa Civil do governo estadual e recém-empossado conselheiro do Tribunal de Contas do Paraná, Durval Amaral, presente à cerimônia.
A diretora do Fórum da comarca, juíza Jéssica Valéria Catabriga Guarnier lembrou que no início da sua gestão frente ao TJ, o desembargador Kfouri assinalou que sua administração iria primar pelo 1º grau de jurisdição. "Ainda candidato à presidência da Amapar, o presidente Kfouri peregrinou pelos rincões do estado, de modo a conhecer a realidade das comarcas, em especial as mais longínquas. Sem sombra de dúvida, a atual administração trabalha em prol do 1º grau muito mais do que o Tribunal já teve notícia", afirmou a magistrada.
As palavras da representante da comarca foram reafirmadas pelo gestor do Processo de Instalação e Estatização do TJ, desembargador Guilherme Luiz Gomes, que mais uma vez citou os feitos da atual gestão frente ao Judiciário. "Foram 42 novas unidades instaladas até agora e, para que a vontade do presidente kfouri seja alcançada, contamos com o trabalho de nossos antecessores e dos demais desembargadores que compõem a cúpula do tribunal. Não devemos esquecer também dos servidores, dos juízes, das comissões e de diversos auxiliares que se somam para levar ao povo do Paraná uma melhor qualidade jurisdicional".
Durval Amaral falou da sintonia entre os três poderes do estado, Judiciário, Legislativo e Executivo, que possibilitou a instalação da 2ª Vara em Cambé e concretizou o projeto de construção do novo Fórum para a comarca. "É um momento de júbilo para Cambé e foi graças à conjugação de esforços que hoje estamos aqui", comemorou o conselheiro.
"Tratamos das necessidades atuais da comarca e, com certeza, necessidades à altura dela. Tenho a honra de ser presidente do Tribunal de Justiça e poder realizar esse sonho de todos os cidadãos de Cambé. Agradeço o trabalho dos meus antecessores e aos colegas de Cambé: advogados, promotores, juízes, prefeito, vereadores, servidores e todos que lutaram para que esse dia se concretizasse", disse o presidente do Poder Judiciário.
AUTORIDADES – participaram também da instalação o desembargador Antonio Loyola Vieira; a chefe do Sistema Integrado de Informações, Marcilene Zambianco, representando a secretária de Estado da Justiça, Maria Tereza Uille Gomes; o prefeito de Cambé, João Dalmacio Pavinato e a vice-prefeita, Aparecida Pasquoeto; o presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) – subseção Cambé -, Elizandro Marcos Pellin; o presidente da Câmara Municipal da cidade, vereador Conrado Angelo Scheller; o comandante do 5º Batalhão da Polícia Militar de Londrina, tenente-coronel Samir Elias Geha, além de juízes das comarcas de Cambé, Londrina, Astorga, Arapongas, Bela Vista, delegados de polícia da comarca, entre outras autoridades e convidados.