Asset Publisher

Juiz Albino Freire lança o livro “Nossa Língua, Nossa Pátria”

O TJPR sediou ontem (18/10) o lançamento do livro "Nossa Língua, Nossa Pátria", de autoria do juiz de Direito aposentado Albino Freire e do professor e poeta, Leopoldo Scherner, falecido em 2011. O evento contou com a presença do presidente do Tribunal, desembargador Miguel Kfouri Neto, entre outros magistrados, servidores, amigos e familiares.

De acordo com Freire, a obra é fruto de dois anos de reestruturação e sistematização do material publicado na coluna, que os dois autores escreviam para o jornal O Estado do Paraná, também intitulada Nossa Língua, Nossa Pátria. "A obra não tem a pretensão de ser um livro didático, mas direciona-se pela leveza de um manual paradidático, com dicas singelas e despretensiosas para falar e escrever bem", explica o juiz. 

Os autores

Albino Freire - Nascido em Caculé (BA), casado, Juiz de Direito aposentado no Paraná, Albino de Brito Freire é formado em Direito e Letras Neolatinas pela Universidade Federal do Paraná. Foi Advogado da Assembleia Legislativa do Paraná e Consultor Jurídico da Câmara de Ensino Superior do Conselho Estadual de Educação.

Albino figura, desde o ano de 1998, como membro honorário da Academia Paranaense de Letras Jurídicas e também como membro efetivo da Academia Paranaense de Letras, ocupante da cadeira número 21.  Em 2012, também pela Amapar, Albino apresentou o livro Crônicas de Avilã e de outros reinos.

Leopoldo Scherner - O escritor e poeta paranaense, Leopoldo Scherner era dono da cadeira número cinco da Academia Paranaense de Letras. Foi aluno do poeta Manuel Bandeira, que participou da Semana de Arte Moderna de 1922, e do escritor Alceu Amoroso Lima, conhecido com o pseudônimo Tristão de Ataíde, que trabalhou como jornalista e crítico literário no Rio de Janeiro.

No ano de 2010, o poeta foi homenageado sendo nome de um prêmio de literatura da prefeitura de São José dos Pinhais, cidade onde nasceu. Scherner publicou várias obras, entre elas o livro de poemas "O Dia Anterior do Dia da Criação", de 1965, e o livro biográfico "Luís de Camões – a Vida e a Obra", de 1980. Ele era especialista em literatura portuguesa e lecionou na Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC). Faleceu em janeiro de 2011, aos 91 anos.