Livro “A História do Poder Judiciário Paranaense” foi lançado nessa quinta-feira (28/04)

LIVRO “A HISTÓRIA DO PODER JUDICIÁRIO PARANAENSE” FOI LANÇADO NESSA QUINTA-FEIRA (28/04)
A obra, do desembargador Robson Marques Cury, traz textos da coluna “História do Judiciário” e outras crônicas
No final da tarde desta quinta-feira (18/04), o desembargador Robson Marques Cury lançou seu novo livro no Palácio da Justiça, no Centro Cívico de Curitiba. A obra “A História do Poder Judiciário Paranaense” compila textos publicados semanalmente no site do TJPR, de autoria do magistrado.
São mais de cinquenta crônicas sobre o trabalho e o cotidiano de magistradas e magistrados, e colaboradoras e colaboradores do Judiciário paranaense. As narrativas são baseadas em pesquisas individuais e memórias do desembargador. “Este livro eu comecei em 2014, e ficou pronto em 2021. Foram sete anos de pesquisa, muitas fontes, documentos... Começamos do zero”, conta o desembargador Cury.
O resultado deste trabalho é uma valiosa obra de preservação da memória da Justiça paranaense e de suas colaboradoras e colaboradores. Histórias como a da Família Mercer, Bortolini e Stapasson e do Professor Aloisio Surgik, pessoas que marcaram o Direito no estado.
“A presente obra reflete diversas peculiaridades da vida de magistrados íntegros e vocacionados que dedicaram integralmente suas vidas à prestação jurisdicional. É oportuno ressaltar que o desembargador Robson transitou por diversas épocas históricas e soube, com maestria, contar fatos relevantes de cada um dos homenageados”, declara o desembargador Paulo Roberto Hapner, no prefácio do livro.
Magistradas e magistrados, servidoras e servidores do TJPR, assim como colegas e familiares, prestigiaram o evento de lançamento, no qual o desembargador Robson Marques Cury autografou exemplares. Em breve a obra estará à venda no site da Associação da Magistratura Paranaense (Amapar), na guia Livraria.
Sobre o autor
Robson Marques Cury nasceu em Tibagi, no interior do Paraná, e ingressou na magistratura em 1977 como juiz adjunto do Poder Judiciário do Paraná, após aprovação em concurso. Judiciou por treze anos em comarcas do interior do estado e na capital, até ser promovido em 2000 ao cargo de juiz do Tribunal da Alçada e em 2004 para desembargador. No último trimestre de 2014 e no biênio 2015/2016, atuou como corregedor da Justiça.
Bacharel em Direito, no ano de 1972, pela Faculdade de Direito de Curitiba, e bacharel em Ciências Econômicas, em 1973, pela Fundação de Estudos Sociais do Paraná. Lecionou Direito e Economia nas Faculdades de União da Vitória e Toledo, e na Escola da Magistratura de Curitiba.