Magistrada paranaense é eleita presidente do conselho executivo da União Internacional dos Juízes de Língua Portuguesa
Magistrada paranaense é eleita presidente do conselho executivo da União Internacional dos Juízes de Língua Portuguesa

MAGISTRADA PARANAENSE É ELEITA PRESIDENTE DO CONSELHO EXECUTIVO DA UNIÃO INTERNACIONAL DOS JUÍZES DE LÍNGUA PORTUGUESA
Na assembleia-geral da União Internacional de Juízes da Língua Portuguesa – UIJLP, realizada no dia 29 de julho, em Dili, Timor Leste, magistrados de Angola, Brasil, Portugal, Cabo-Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, São Tomé e Príncipe e Timor Leste elegeram a Juíza paranaense Flávia da Costa Viana como Presidente do Conselho Executivo da referida entidade e sucessora do Desembargador português Nuno Coelho, um dos fundadores da organização.
A Juíza paranaense, titular do 11º Juizado de Curitiba e que também atua como Diretora-Adjunta de Relações Internacionais da Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB), foi eleita por unanimidade na UIJLP.
Para o presidente da AMB, João Ricardo dos Santos Costa, “a eleição de uma Juíza brasileira na UIJLP coroa todo um trabalho da nossa diretoria internacional voltado a abrir um enorme leque de possibilidades de inserção internacional dos juízes brasileiros, quer para buscarem capacitação, quer para capacitarem magistrados de outros países”.
Seminário –
A Juíza paranaense Flávia da Costa Viana, e outros diretores da AMB, participaram do Seminário Internacional Tribunais no Estado de Direito, que aconteceu em Díli, capital do Timor Leste, no final de julho.
Na programação, a diretora-adjunta de Relações Internacionais da AMB e a agora presidente da União Internacional dos Juízes de Língua Portuguesa (UIJLP), Flávia Viana, proferiu a palestra A Justiça e a Comunicação Social. Análise das Boas Práticas nos Documentos Internacionais. A magistrada falou da complexidade na relação entre a imprensa e o Judiciário e analisou relatório elaborado pela rede europeia de conselhos da justiça traçando um paralelo com as leis brasileiras, em especial as recomendações do Conselho Nacional de Justiça (CNJ).
Promovido pela União Internacional do Juízes de Língua Portuguesa (UIJLP), Associação dos Magistrados Judiciais de Timor Leste (AMJTL), Conferência dos Ministros da Justiça dos Países de Língua Oficial Portuguesa, Tribunal de Recurso e Ministério da Justiça do Timor Leste, o Seminário Internacional Tribunais no Estado de Direito aconteceu de 27 a 29 de julho em Timor-Leste, como propósito a defesa e aprofundamento da independência Judicial e do Estado de Direito nos países de língua portuguesa.